sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Instituída a FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS, CIÊNCIAS, ARTES E CULTURA DE MINAS GERAIS

Presidentes das Academias, Institutos e Associações Culturais
Instalação da Federação - Mesa



INSTITUÍDA A FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS, CIÊNCIAS, ARTES E CULTURA DE MINAS GERAIS.



No dia 24 de setembro de 2009, os Presidentes das Academias de Letras de Minas Gerais, comunidades literárias do Estado, entidades ligadas às letras, arte e cultura e ciências, se reuniram na cidade de Belo Horizonte, ano do Centenário da Academia Mineira de Letras, para deliberarem e fundar a FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS, CIÊNCIAS, ARTES E CULTURA DE MINAS GERAIS.
A reunião foi presidida pelo Presidente da Academia Mineira de Letras, Dr. Murilo Badaró, eleito por aclamação para ser Presidente da FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS, CIÊNCIAS, ARTES E CULTURA DE MINAS GERAIS; Vice-Presidente: Coraci Neiva (Presidente da Academia de Letras de Paracatu); Secretário-Geral: Aluísio Garcia; Tesoureiro : Dr. Luiz Carlos Abritta. A FEDERAÇÃO das Academias de Letras de Minas Gerais, de duração indeterminada, tem como objetivos: unir esforços na luta pela preservação, pelo estudo e a divulgação da cultura, da língua e da literatura brasileira, aproximar os homens e mulheres que se dedicam à literatura, história, artes e cultura em geral, em diferentes pontos do Estado de Minas Gerais.
A Sede da FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS, CIÊNCIAS, ARTES E CULTURA DE MINAS GERAIS será em Belo Horizonte, deslocando-se a cada ano para sede de uma das entidades fundadoras. A FEDERAÇÃO promoverá reuniões em Belo Horizonte e no interior do Estado, com o sentido de manter o interesse da gente mineira no culto de seus valores históricos e culturais, estimulando a criação de novas academias, grêmios literários e congêneres.
As entidades fundadoras da Federação constituirão em sua sede um Conselho Consultivo composto de 10 membros escolhidos entre as personalidades locais ligadas à cultura, pesquisa, jornalistas, ensaístas, juristas, especialmente preservadores do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Minas e das cidades sedes das fundadoras.
O Presidente Executivo da Academia de Letras do Brasil-Mariana, Dr. José Benedito Donadon-Leal, o Vice-Governador do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, Gabriel Bicalho e a Associação Aldrava Letras e Artes, representada pelo poeta J.S.Ferreira, participaram da instituição da Federação das Academias de Letras, Ciências, Artes e Cultura de Minas Gerais. No mesmo dia a Academia Mineira de Letras outorgou a comenda do Centenário as entidades que participaram do instalação da Federação. O professor J.B. Donadon-Leal recebeu a comenda pela Academia de Letras do Brasil-Mariana, o poeta Gabriel Bicalho, pelo Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais – MG e J.S.Ferreira pela Associação Aldrava Letras e Artes.

VEJA TAMBÉM MATÉRIA NO JORNAL O TEMPO, acessando o link:







Um comentário:

  1. Parabenizo-os pela iniciativa da fundação da Federação e ao mesmo tempo desejo saber se os membros da FALAEMG(já existente desde 2005) irão participar da nova federação.
    Abraços,Lúcia Amaral
    Artista plástica e poetisa.

    ResponderExcluir