terça-feira, 4 de maio de 2010

SUCESSO NA ABERTURA DA EXPOSIÇÃO EMARANHAMINAS NA GALERIA DO SESI



Diretor do SESI Nilson Ros Chagas e Deia Leal
Curadores da Exposição: Gabriel Bicalho e J.S.Ferreira

Deia Leal, Jusberto Cardoso (Vice-Presidente da Academia de Letras de Ouro Preto) e Aderacy
J.B.Donadon-Leal e Deia Leal

Cacilda Gonçalves, Deia Leal e Nilson Gonçalves
Artista Camaleão, Deia Leal, Reinaldo Morais e Proprietária da Papelaria Sobradão

Vereador Bruno Mól e Deia Leal


Público


Artista Catim Nardi e Deia Leal

SUCESSO NA ABERTURA DA EXPOSIÇÃO EMARANHAMINAS NA GALERIA DO SESI

Grande público prestigiou a abertura da Exposição de Arte Aldravista “EMARANHAMINAS” da artista visual Deia Leal na Galeria SESI-Mariana. A Exposição ficará aberta para visitação até 31 de maio de 2010, no horário das 9:00 às 19:00. A mostra reúne obras que levam o espectador a uma reflexão sobre temas do cotidiano mineiro, como a paisagem montanhosa, as grutas e suas festas, incluindo o carnaval.
As manchas são adaptações do Gestualismo em experimentações metonímicas extremadas – pontos, porções, gotas, manchas advindas de sobras ou de um zoom nas lentes da observação da artista e não do registro dos gestos físicos característicos do pintor, exprimindo apenas suas emoções e personalidade.
As obras apresentadas reúnem trabalhos produzidos a partir de 2007, com uma linguagem em que a autora situa entre o abstracionismo e a arte conceitual. A figura literária metonímia ganhou uma interpretação plástica e chegou às telas na forma de supressão dos elementos. Nessa exposição não será mostrado o objeto inteiro, mas manchas de algo que demarcam perfurações no solo em ordenação de jogos de profundidade com perspectivas sobrepostas. A arte conceitual aldravista rompe com a idéia de imagismo, supera a simples transposição de um conceito para a arte visual e busca uma expressão, construção de um signo, com Expressão e Conteúdo, como representação de uma fração dada por relevante pela artista e oferecida ao espectador para apreciação, sem impor o sentido final. Neste caso, o espectador é convidado a apreciar a obra e a construir a significação partilhada.

Deia Leal – nome artístico de Andréia Aparecida Silva Donadon Leal, natural de Itabira – Minas Gerais, nascida em 17/09/1973, cresceu em Santa Bárbara-MG e reside em Mariana – Minas Gerais. Licenciada em Letras pela UFOP e Pós-graduada em Artes Visuais - Cultura & Criação. É ilustradora, Diretora de Projetos Culturais do Jornal Aldrava e Membro da Comissão Editorial do Jornal Aldrava Cultural. Participou de exposições coletivas internacionais representando a cidade de Mariana e o estado de Minas Gerais na Espanha, Itália, Áustria, Polônia, Alemanha, República Dominicana, República Tcheca, China, Tailândia, Hungria, Eslováquia, Chile (Museu Pablo Neruda) e em dezembro de 2009 participou de uma coletiva no Museu do Louvre em Paris.

Um comentário:

  1. Em um momento em que a arte se abre à diversidade,a pintura-arte de Deia Leal dá ao belo uma nova identidade aldravista e metonímica que bate à porta de nossos olhos e nos incita: experimente ver com os olhos desacostumados e surpreenda-se, pois abri a porta da noite barroca e joguei cores ao mundo.
    Parabéns,
    Magna Campos

    ResponderExcluir