quinta-feira, 8 de março de 2012

PROFESSOR DA UFOP TOMARÁ POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL DE MARIANA



 Clique no convite para ampliar
 Prof. Dr. José Luiz Foureaux de Souza Júnior

PROFESSOR DA UFOP TOMARÁ POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL DE MARIANA


O Professor da Universidade Federal de Ouro Preto, Dr. José Luiz Foureaux de Souza Júnior, tomará posse na Academia de Letras do Brasil de Mariana, na cadeira de número 25 (Patrono: Caio Fernando Abreu), no dia 31 de março de 2012, às 16:00, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP.
O neo-acadêmico será saudado pela Acadêmica Cláudia Gomes Dias Costa Pereira, que lançará no mesmo dia o livro: Contestado fruto: a poesia esquecida de Beatriz Brandão (1779-1868).

José Luiz Foureaux de Souza Júnior é graduado em Letras, pela  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985); Mestre em Teoria da Literatura, pela Universidade de Brasília (1988); Doutor em Estudos Literários-Literatura Comparada, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Pós-doutor em Literatura Comparada, pela Universidade Federal Fluminense (2004), Leitor de Português, na Universidade de Zagreb, em Zagreb (Croácia, 2008-2010), Membro Efetivo do InBrasCI-MG (Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais). Atualmente, Professor Adjunto de Literatura Luso-Brasileira e Comparada, na Universidade Federal de Ouro Preto; membro do Conselho Editorial da Revista Literatura e Debate, do Jornal Aldrava Cultural, do Curso de Pós-graduação em Letras, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Frederico Westphalen); Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (UFOP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Luso-Brasileira e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria, crítica, comparatismo,sexualidade, historiografia e leitura. Autor dos livros: Anais da IX Semana de Letras: as letras e seu ensino. Mariana: Aldrava Letras e Artes; Os herdeiros de Sísifo: teoria da literatura e homoerotismo. 1. ed. Mariana: Aldrava Letras e Artes; Literatura e homoerotismo: uma introdução. 1. ed. São Paulo: Scortecci Editora. Exercícios de leitura. 1. ed. São Paulo: Scortecci Editora; Caderno de viagem. BELO HORIZONTE: GRAFICA DEL REY LTDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário