sábado, 23 de maio de 2009

Academia de Letras do Brasil-Mariana-MG apresenta: ÂNGELA TOGEIRO

Ângela Togeiro

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-MARIANA-MG APRESENTA: ÂNGELA TOGEIRO


Cadeira n° 12 da Academia de Letras do Brasil – Mariana, cujo patrono é FRANCISCO SODERO , será ocupada pela poeta ÂNGELA TOGEIRO . Natural de Volta Redonda/RJ, radicada em Minas Gerais desde jovem, residiu em Rio Preto, Congonhas do Campo, Barroso, Conselheiro Lafaiete e hoje está em Belo Horizonte. Angela Togeiro é escritora, artista plástica, formada em Administração de Empresas, pela FACE/FUMEC – Belo Horizonte/MG, com os cursos de Pós-Graduação em Política Econômica e Finanças das Empresas e Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos, ambos pela FACE/FUMEC – Belo Horizonte/MG.
Como escritora, possui prêmios literários em prosa e verso em quase todos os estados do território brasileiro (e internacionais em Portugal, Espanha, Inglaterra, Itália, EUA, Canadá, México, Argentina, Chile, Uruguai.
É membro de diversas entidades culturais: Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, Academia Feminina Mineira de Letras, Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette - Conselheiro Lafaiete/MG, Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro/RJ, Membro Correspondente da Academia Cachoeirense de Letras, Grêmio Literário de Autores Novos - Volta Redonda/RJ, Sociedade de Cultura Latina do Brasil/Mogi das Cruzes/SP; Clube da Simpatia – Olhão/Portugal e Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-MG em Belo Horizonte, Embaixadora Universal da Paz (Genebra - Suíça).

•CONTATO URBANO – poesia
•PUDIM DE CLARAS COM BABA-DE-MOÇA – novela
•CAVALO ALADO – contos
•TREM MINEIRO – poemas para a garotada
•NA LUZ DOS TEUS OLHOS – poesia
•O COMPOSITOR – romance, Prêmio FUNDEC/Teresina/PI
•SOU MULHERES – poesia, Prêmio FUNDEC/Teresina PI
•O DENTE DE LEITE APRESENTA: O MOLAR FUGIU DO SONHO DA MENINA – teatro infantil, Prêmio Prefeitura de Manaus/AM

LIVROS:

CONTATO URBANO – poesia – premiado na Academia de Letras e Ciências de São Lourenço, e na Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, Prêmio “Poesia, prosa e arti figurative 2005”, da Academia Internazionale Il Convívio, Messina/ Itália, Premio Libro Straniero, Poesia in Língua Portughese; PUDIM DE CLARAS COM BABA-DE-MOÇA, romance, premiado na Academia Mineira de Letras e na Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais; CAVALO ALADO – contos – premiado na Academia Mineira de Letras e na Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais; TREM MINEIRO – poemas para a garotada, premiado na Academia Mineira de Letras, Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e na Academia Feminina Mineira de Letras; NA LUZ DOS TEUS OLHOS – poesia – premiado na Academia Feminina Mineira de Letras; SOU MULHERES – poesia; O COMPOSITOR – romance. Livros premiados com edição pela FUNDAC/PIAUÍ, lançados em janeiro de 2006, nas coletâneas POESIA II e ROMANCE II; O MOLAR FUGIU DO SONHO DA MENINA – teatro infantil – projeto educativo Prêmio Álvaro Braga, do Concurso Literário Cidade de Manaus – edição 2006, da Prefeitura Municipal de Manaus/AM. Lançado em dezembro de 2007, em Manaus/AM. Clube Dos Escritores De Ipatinga – Clesi – Ipatinga/MG – 2002. 1º lugar no 3º Concurso Nacional de Textos Teatrais Inéditos do Clesi – Clube dos Escritores de Ipatinga. Premio Internazionale de Teatro “Angelo Musco”, 2007 da Academia Internazionale Il Convívio, Messina/ Itália, Premio Libro Straniero, Teatro in Língua Portughese.


****


Haicais


Lágrima imatura,
quando me disseste adeus,
traiu meu orgulho.

*

Traça nas gavetas
extingue qualquer passado
roendo o inútil.

*

Cavalos selvagens
galopando contra o vento
suam liberdade.

***
MULHER
Sou mulher,
sou todas as mulheres:
sou Afrodite, Amélia, Angela, Eva, Diana, Joana,
Madalena, Maria, Raquel, Rita, Sara,
Salomé, Tereza, Vênus, Zênite...
Tenho na genética
a herança dos tempos,
que me dá todos os nomes,
que me tira todos os nomes,
quando me desdobro em outra mulher.
Nasci em todas as raças,
tenho todas as cores puras e miscigenadas.
Pratico todos os credos.
Nasci em todos os cantos deste planeta.
Vivi em todas as eras.
Registrei meus gritos em todos os rincões,
mesmo se expulsos da alma
no mais profundo silêncio.
Vim de todos os lugares,
nasci em berço de ouro, em choupana,
na rua, nas matas, hospitais, templos...
Fui vestida, fui enrolada,
despida, jogada.
Gerada num útero que me amou,
ou num que me recusou.
Pouco importa, se rica ou pobre,
se esculpida no Belo ou no Feio,
preciso cumprir meu destino,
meu destino de Mulher.

***

Se me quisesse

Queria ser uma estrela do mar
Berço onde a sonhar você adormece
Ondas de espumas para lhe acalmar
Se, longe de mim, o dia escurece.

Queria ser um pássaro e cantar
Uma canção ao dia que amanhece
Ser um som suave para lhe acordar
Ser-lhe da vida o que lhe contentasse.

Queria ser tecelã e me haver
Na malha em que seu corpo se vestisse;
Ser-lhe a alimentação que vai comer.

Queria ser metade que pudesse
(paixão embalando um sonho de ser)
Ser seu todo imortal... se me quisesse.


***



Crônica de Ângela Togeiro - Belo Horizonte- Fonte: Recanto das Letras


Maria José Togeiro Galvão (tia Santa)

Minha mãe já dizia de três coisas que não se discute:

Política

Moral do próximo

Religião.


Com o tempo descobri que ela estava (sempre) certa.

São facas de dois ou mais gumes.

Religião, existem muitas religiões. Cada povo tem a sua, alicerçada na sua cultura. Qual a melhor? No meu entender, não há. Será de acordo como vivemos nossa opção religiosa. Cada um tem seu pensar a respeito e eu respeito o de cada um.

Moral... É aquele ditado: ‘senta no rabo para falar dos outros’.

Política. Desta todos entendemos. Todos somos gurus. E eu não escapo dessa. Teço minhas teorias, exponho soluções também.

Soluções feitas de palavras enchem o mundo. Mas nos meios de comunicação – rádio, televisão, internet, os apelos e as reportagens são para a violência contra o povo. O ser cidadão pleno tem direito assegurado na constituição, nas cartilhas dos direitos humanos, falado em todos os cantos do planeta. E no real nem todos têm onde morar, o que vestir e, o pior, o que comer. Claro que, empobrecer os que têm para dar aos que são miseráveis por falta de opção, não é solução. Excluindo aqui a corrupção, o enriquecimento ilegal, tráfico e tráfego, todo qüiproquó em torno do alheio etc. Solução é justiça social.

Falar de justiça social é algo que transcende o bom senso coletivo, é preciso vir do individual. Temos de mudar cada um no seu modo de ser. Só assim seremos exemplos para os que dirigem os países, os que orquestram nos grandes bancos a economia dos países, o destino do mundo. É a esta conclusão que cheguei. Coisa difícil, porque o lucro está acima do ser humano.

Comecei falar de política e já estou me perdendo. Eu queria mesmo não era falar dessa política, e sim falar das políticas que cercam o ser humano do individual para chegar ao coletivo, de ser único para ser povo, nação. Isto porque ao nascermos somos registrados, só assim existimos e podemos reclamar direitos. Quando nos casamos é costume assentar no cartório de registro de nascimento que nos casamos. Os proclamas evitam as bigamias, que ocorrem, todavia, legal ou ilegalmente. Quando morremos para sermos enterrados precisamos de um atestado de óbito e levá-lo ao cartório. A notícia corre. Mal passou o velório, sobretudo nos interiores, as aposentadorias de quem as têm são imediatamente interrompidas. Até os bancos ficam sabendo. Damos baixa no CPF para evitar que espertinhos façam um morto de laranja para negócios escusos. No entanto, devia haver uma política que assentasse o óbito no cartório onde se registrou o nascimento. E interligasse as informações aos TREs do país. Ah, sim porque essa política é importante para cortar ou manter vivos os eleitores.

A política é que depois dos 70 o voto é facultativo. Mas e depois dos cem? É... E depois dos 100 anos?

Aconteceu com minha tia de 102 anos, que mora na cidade de Cruzeiro/SP. Foi votar e já não estava nas listagens.

Neste tempo em que a política dos EUA tapa a nossa com sua rica eleição para presidente e que a sua política econômica falida se esparrama sobre a gente, quando só lhes parece ter dinheiro para manter guerras, detalhes de nossa vida nos passam despercebidos.

Assim, enquanto vamo-nos sufocando com políticas inúteis dentro da política, quimeras de serem mais importantes, minha tia momentaneamente deixou de existir nos cartórios eleitorais. Nem teve importância. Parecia um fato corriqueiro sem maiores conseqüências. Bem viva, teve a sorte de um fotógrafo, cuja política não é dormir no ponto, estar lá justamente no momento certo para registrar o acontecimento.

Tia Santa, nascida Maria José Togeiro, graças a ele está redimida aos própiros olhos e aos do mundo, prova concreta de existir sem se entender adiantadamente morta. Felizmente não precisou provar que está viva, como muita pessoa precisa fazer. Conheço uma assim. Morta-viva.

Além do mais em Cruzeiro quando uma pessoa morre ainda é costume passar um carro anunciando pelas ruas da cidade, dando os dados e o horário do sepultamento. E para ela não passou. Ah, Renan Odorizzi é o fotógrafo-jornalista, de Cruzeiro, a quem agradeço ter liberado a foto para o blog dos Sodero Togeiro. Seu trabalho pode ser visto no endereço http://www.flickr.com/photos/renanodorizi/2928646310/#DiscussPhoto, bem como a foto da minha tia. Afinal, o mundo é sua testemunha. Ela é um exemplo de que, mesmo estando nossa política em contínua tentativa de reconstrução, a sua política é estar atenta na escolha do mais adequado.

E eu contínuo concordando com minha mãe. Com tanto palpite, inclusive os meus, Política também não se discute, sobretudo quando há tanto partido, tanto candidato, tanta necessidade básica (moradia, salário, saúde, educação, lazer...) indeferida e agora, culpando a crise econômica mundial, a política da política será mantê-la mais uma vez protelada.Por isso, acredito que a esperança sustenta o futuro do mundo. A esperança e pessoas como tia Santa que constroem e esperaçam o futuro.

É isso aí, de olho vivo, bem viva, Tia Santa!
Angela Togeiro
Publicado no Recanto das Letras em 04/12/2008Código do texto: T1317831

Nenhum comentário:

Postar um comentário