terça-feira, 26 de maio de 2009

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-MARIANA-MG apresenta: HEBE RÔLA

Capa do Livro: O Bem-te-Sino

Dona Hebe com Diploma Irmã Dulce - Personalidade Feminina 2007

POEMA HEBE RÔLA




Homenagem de Hebe Rôla
Pai, vamos agradecer:


você é o sino grande,


a mãe é o médio;


eu sou o pequenino!


O Bem-te-sino




ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-MARIANA-MG APRESENTA: HEBE MARIA RÔLA SANTOS



Cadeira n° 05 da Academia de Letras do Brasil – Mariana, cujo patrono é ALPHONSUS DE GUIMARAENS, será ocupada pela professora Emérita da UFOF, HEBE MARIA RÔLA SANTOS.
Licenciada em Língua Portuguesa, Língua Francesa e Especialista em Leitura e Produção de Textos.Professora Emérita da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.
I - Projetos desenvolvidos
Projetos de Extensão da UFOP: Contadores de causos e histórias; Toques e Repiques; Vivência e Processos Mnemônicos na terceira idade; Projeto Língua portuguesa através da música e da Contação de Histórias nas escolas estaduais e municipais da Região dos Inconfidentes – Minas Gerais; Academia Infanto-Juvenil de Letras e Artes de Mariana – MG; Curso de iniciação ao teatro, Criadora e promotora do “Cantando Alphonsus”, em parceria como Museu casa Alphonsus de Guimaraens.
Outros: Alfabetização e Letramento através do Canto – E. E. Santa Godoy – Mariana – MG e É Preciso Ler – destinado aos alunos de 5ª série com dificuldade de leitura - E.E. Professor Soares Ferreira – Mariana- MG
II - Pesquisas
Pesquisadora do folclore, especialmente: personagens, cantigas, linguagem dos sinos de Mariana e Ouro Preto, histórias, parlendas e causos da Região dos Inconfidentes.
III - Publicações
Autora do livro o Bem-te-Sino . Co-autora da obra Aldravismo. Co-autora da obra O Dia de Minas; ; Co- autora da obra Mãos de Mariana e Publicações mensais no Jornal Aldrava Letras e Artes. No prelo: Cadê o Gato
IV - Consultoria
Entoados – Glossário e DVD sobre o toque dos sinos das cidades mineiras
V - Honrarias
Medalha do Dia de Minas – Governo do Estado de Minas Gerais
Comenda Padre Avelar – Câmara Municipal de Mariana
Medalha Cláudio Manoel da Costa – Centro de Ensino Feral Tecnológico – Ouro Preto – MG
Comenda Irmã Dulce – Personalidade Feminina Nacional pelo Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais na Confederação das Academias de Letras e Artes do Brasil – Rio de Janeiro.
VI – Trabalho SocialPresidente das Voluntárias das Obras Sociais Monsenhor Horta, por 10 anos, coordenando atividades e desenvolvendo projetos no Hospital Monsenhor Horta, na creche Casinha de Nazaré e no Lar Santa Maria – Mariana - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário