segunda-feira, 28 de março de 2011

ALB-Mariana e InBrasCI-MG homenageiam personalidades

Homenageados

No dia 26 de março de 2011, sábado, a Academia de Letras do Brasil – Mariana e o Instituto Brasileiro das Culturas Internacionais – InBRasCI - MG, realizaram reunião solene no auditório do ICHS/UFOP, às 16 horas. A entidade marianense, que tem sua diretoria composta pelos escritores do Jornal Aldrava Cultural, presidida pela escritora Andreia Donadon Leal, abriu as atividades acadêmicas de 2011 com magnífica palestra sobre “linguagens folclóricas – sinos, festejos e folguedos”, ministrada pela acadêmica Hebe Rôla e abrilhantada com participação especial dos jovens da Academia Infanto-Juvenil de Letras de Mariana. Além dos acadêmicos, a reunião da ALB – Mariana trouxe à Primaz de Minas Gerais para receberem honrarias pelos trabalhos desenvolvidos em prol da cultura e receberam a Medalha, grau Ouro, do InBRasCI-MG e a Comenda do Grande Oriente do Brasil – RJ o Presidente da Agência Brasileira de Notícias, jornalista J. H de Oliveira Júnior, o Presidente da Associação Mineira de Imprensa, jornalista Wilson Miranda, o Presidente da Academia Mineira de Medicina, médico e escritor Gilberto Madeira Peixoto, Presidente da Federação das Academias de Letras e Cultura de Minas Gerais, FALEMG, escritor Aloísio Teixeira Garcia. O jornalista decano do jornalismo policial de Minas Gerais Kid Moreira e o jornalista decano do Conselho deliberativo da AMI, Adival Coelho representaram a Associação Mineira de Imprensa que recebeu a Medalha, grau Ouro, da Academia de Letras do Brasil – Mariana. A escritora Cecy Barbosa Campos membro da Academia de Letras de Juiz de Fora e as acadêmicas da casa Francirene Gripp e Magna Campos receberam a Medalha de Recompensa à Mulher da Maçonaria Fluminense. Personalidades de Mariana também foram homenageados e receberam a Comenda do Grande Oriente do Brasil – Rio de Janeiro e Medalha de Mérito Cultural do InBRasCI-MG o médico Luis Ernesto Chiriboga Bastides e o advogado André Luiz Cota. A educadora marianense Marly Moysés Silva Araújo recebeu a Medalha Mulher de Minas 2011, do InBRasCI-MG e a Medalha de Recompensa à Mulher da Maçonaria Fluminense, pelos relevantes trabalhos desenvolvidos em prol da educação e da cultura de Minas Gerais. A palestrante do dia, escritora Hebe Rôla, recebeu a primeira Comenda de Mérito Cultural da Aldrava Letras e Artes. Os homenageados foram brindados com um vídeo-poema produzido por Gabriel Bicalho, que destaca textos representativos da trajetória literária de cada um.

Prestigiaram o evento o Presidente da ADESG – MG, o físico nuclear Dr. Inácio Loyola Campos, escritora Míriam Stella Blonski, representando a municipalidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, membros do Grêmio Literário Lesma de Conselheiro Lafaiete, membros da Academia Infanto-Juvenil de Letras de Mariana, alunos do ICHS e cidadãos marianenses. O tenor Marzo Sette Torres interpretou 02 músicas - My Love for You e Ave Maria.

A Academia de Letras do Brasil – Mariana, nessa reunião, reafirma sua vocação de tornar Mariana um pólo irradiador de cultura na promoção de intercâmbios com instituições e pessoas que promovam as produções artística, literária, jornalística e educacional. A reunião teve seu encerramento solene com um jantar e palestra de agradecimento, em nome dos homenageados, proferida pela educadora Marly Moysés.





Nenhum comentário:

Postar um comentário