quarta-feira, 29 de abril de 2009

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-MARIANA-MG- APRESENTA: J.B.DONADON-LEAL

Novo livro de HAICAIS
Vereda dos Seixos - J.B. Donadon-Leal
Ilustrações: Déia Leal
"Vida disseminada em farfalhar de asas, murmurar de (ci)cios, zoeira de cigarras, grilos, abelhas; luziluzir de pirilampos, cantoria de galos, de sabiás, de andorinhas, sono de rás e silêncio de peixes"...
"... eis Vereda dos Seixos, de J.B. Donadon-Leal, um poeta que já percorreu caminhos vários, mas que desde o início dessa trajetória delineou seu exprimir-se pela deliberada escolha de retrabalhar formas consagradas, assumindo conscientemente a posição de quem sabe que nada vem do nada, como quer Harold Bloom". Profa. Dra. Dulce Maria V. Mindlin.

Converse com o autor: jbdonadon@hotmail.com

José Benedito Donadon-Leal

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL -MARIANA-MG - APRESENTA




Dr. José Benedito Donadon-Leal - PRESIDENTE EXECUTIVO


J. B. DONADON-LEAL, nome literário do poeta José Benedito Donadon-Leal, nascido em São João do Caiuá, Paraná. Poeta, contista, fotógrafo, ensaísta, crítico literário e de artes plásticas, é produtor cultural e curador. Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Universidade Estadual de Maringá (1980), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983), doutorado em Lingüística pela USP (1996) e Pós-doutorado pela UFMG (2003). Atualmente é Presidente do conselho editorial da Associação Aldrava Letras e Artes e Professor Associado I da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, discurso, semiótica discursiva e textual, aldravismo e literatura. Atualmente é Presidente do Colegiado dos Cursos de Administração e Comunicação Social da UFOP, Editor do Jornal Aldrava Cultural, criador e idealizador do Movimento Aldravismo, nascido no ano de 2000, na Primaz de Minas. Curador de Exposições de Artes Plásticas Aldravistas. Membro da Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, Membro Honorário da Academia Maceioense de Letras, Secretário-Geral do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais em MG.
Publicou os livros:
1-Dô – Caminho - Livro de hai-kais.em 1992,
2-Marília - sonetos desmedidos em 1996,
3-Jardim & Avenida. Livro de hai-kais em 1997,
4-Gênese da poesia e da vida, em 1997-
5-Sáfaro em 1999.
6-Aldravismo – A literatura do Sujeito em 2002.
7-Leituras, Ciência e Arte na Linguagem – 2002 - Organizador
8-Nas Sendas de Bashô - 2005: Senda V: Brejinho.
9-Reflexões - A lingüística na Sala de Aula, ano: 2007 - Organizador
10-Vereda dos Seixos, novo livro de haicais, que será lançado na primeira quinzena de dezembro de 2008, no Palácio dos Bispos, na comemoração do Cinqüentenário da Editora e Gráfica Dom Viçoso. Livro que elucida através da poesia sintética dos haicais, à região de Mariana e Ouro Preto.
Participou com publicação de poemas em várias antologias e em jornais literários. Artigos e ensaios em diversas revistas acadêmicas.

Recebeu alguns prêmios literários, entre eles:
1983- 3º lugar em Concurso Nacional de Contos, Universidade Federal de Santa Catarina.
1993- 1º lugar no Concurso de poesia Linguagem Viva / União Brasileira dos Escritores
1997- Vencedor do 1º Festival Universitário de Literatura Xérox do Brasil e Revista Livro Aberto.
1998 - Livro indicado para Concurso Vestibular, UFOP – Marília Sonetos Desmedidos..
1999- Título de Cidadão Honorário de Pilar e Mérito Cultural pela Secretaria de Educação de Pilar - PB e Programa Alfabetização Solidária.
2004 - Certificado de Mérito Cultural, CLESI - Clube dos Escritores de Ipatinga.
2004 – Eleito como Membro Efetivo da Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes.
2005 - Premiado na categoria POESIA no 40° FEMUP (Festival Nacional de Música, Poesia e Contos de Paranavaí), Fundação Cultural de Paranavaí, PR.
2007- Medalha e Certificado de Mérito Cultural do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais – Rio de Janeiro
2008- Medalha de Mérito Cultural Artur da Távola - Personalidade Cultural de 2008, pela Confederação das Academias de Letras e Artes do Brasil – Rio de Janeiro.
2008- Certificado de Amigos da Paz, das Artes, da Poesia e da Vida concedido pela ONG ALÔ VIDA, pela REDE CATITU CULTURAL e pela EMBAIXADORA DA PAZ, pelo Cercle Univ. de les Embassadeurs de la Paix (de Genebra, na Suíça), pelos trabalhos culturais e educacionais realizados no estado de Minas Gerais e outros estados; e ao projeto educativo Da Arte Poética a Alfabetização “Haicais”.




****


POESIA DE J.B.DONADON-LEAL




Poema Professor


Despe-te do rigor gramatical,/


das normas;


embebe-te do lácio cru,


quotidiano e roto,


para construíres o poema


que é ser professor




***


APRENDER A APRENDER


A bruma da manhã


testa a paciência do sol


ao interferir na monotonia.


O sol, olho didata,


de privilegiado lugar


sabe-se diferente a cada segundo


em seu ludismo


de rolar a terra incessante


e esconder de si a nuvenzinha tola


que de dorso frio na altura


chora chuva fina e se vai


abrigar na pele aconchegante da terra


pra no lago quente se brumizar de novo


e brincar de esconder o sol


que rola a terra ensinando


aprender a aprender a diferença infinita


na monotonia aparente do sistema.


A bruma da manhã


se testa na paciência do sol:


ferem juntos a sucessão circunferente


num lúdico e diuturno aprender.




***
PARÁFRASE À MINEIRA


(Ao poeta Carlos Drummond de Andrade)
Quando nasci veio um anjo roxo


que de costas pra mim no cocho


revelou à minha mãe já decepcionada:


– Inculca nesse mocho aí que chora


que não se pode ser trouxa na vida


mas não adianta querer-se esperto


levando a vida nas coxas


ou se mudando pra Itabira.


Minha mãe fingiu não ouvi-lo


fingi também e mamei tudo que pude dela,


e antes que ela pudesse me dizer:


– Vai, infeliz, ser bom de bico,


rabisquei meus versos


e me fiz descontente.


O resultado dessa rejeição ao anjo


é que hoje não ceifo nem semeio,


mas cavalgo nos dorsos de Minas.
In: Antologia poética I Concurso de Poesia Linguagem Viva. Ed. Scortecci, 1993:32


***






Cultura e Educação
Publicado no Jornal Aldrava Cultural, Nº 64, pág. 03
J. B. Donadon-Leal



Em muitos casos a cultura é vista como algo dado ao entretenimento. Bondade minha dizer que isso se dá em muitos casos – isso parece ser a regra nos poderes públicos ligados à cultura, que valorizam as festas e o artesanato. As primeiras destinam-se à alegria embriagadora e compensadora das agruras da vida promovidas pela ineficácia desses próprios poderes que legaram ao povo brasileiro a pobreza. O segundo, arte em série, ornamental e comerciável, serve para a composição das vitrines dos chamarizes turísticos, numa espécie de atividade alternativa, subjugada aos favores públicos. O calendário de festas ocupa mais espaço no programa anual dos poderes públicos do que o da promoção da arte como atividade educativa.Na contramão disso, aparece a proposta aldravista de fazer e divulgar arte. Sob as vozes inconfidentes ou conjuradas da liberdade, o aldravismo vem mais uma vez mostrar que é possível fazer arte sem as algemas dos poderes e sem o estigma do puro entretenimento ou do mero produto decorativo. Falo da Exposição Aldravista de Arte – Mostra internacional que trouxe a Mariana 16 telas premiadas em um dos concursos de artes plásticas mais conceituados da Europa, cujo propósito é não apenas o de premiar a arte inovadora, o que já seria nobre, mas também o de divulgá-la ao redor do mundo. Trata-se do Concurso Internacional de Artes Plásticas Compositor Antonio Gualda, da Asociación Valentín Ruiz Aznar, de Granada na Espanha. Mariana foi incluída nesse roteiro mundial, fato que valeu um voucher promocional de divulgação de Mariana em vários sites europeus e brasileiros, inclusive o oficial da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais. Espaços públicos de Mariana serviram de cenário para essa exposição – Praça Dom Benevides, Praça Gomes Freire e Praça Minas Gerais; Igreja de São Pedro e Seminário São José, além da Biblioteca Pública Benjamim Lemos e um tour na carruagem turística que circula nesta tricentenária cidade. A exposição teve estada entre 30 de maio e 13 de junho no Museu Casa Alphonsus de Guimaraens que já se tornou ponto de referência para a arte nesta Região Inconfidente.
O aldravismo, porém, não se limita a divulgar a arte inovadora estrangeira. Obras de arte com características aldravistas (isto é, que não são desenhos, que não são cópias, que não são figurações completas de algo, mas insinuações metonímicas, com conceitos predominando sobre técnicas ou estéticas) foram expostas na mesma galeria, ao lado das obras premiadas na Europa. Artistas como Elias Layon, Cacá Drummond, Camaleão, Déia Leal, Flávio Porto, Camilo e Dom Leal estiveram representados em suas versões aldravistas da arte nacional. Essa arte (anticartão postal e antifotográfica) exposta é essencialmente criação e provocação sinestésica, dos sentidos e das emoções, numa busca do espectador participativo e criador de conceitos.Não se podia ficar numa única via, a das artes plásticas. O aldravismo é sinestesia pura. Daí a heterogeneidade em seus objetos semióticos – artes plásticas, música e literatura. Dois recitais foram apresentados. Em 02 de junho, Arley Camillo apresentou-se de forma magnífica em seu piano eletrônico, com repertório de jazz e MPB, para encantamento do público que lotava o Museu. Em 09 de junho o Duo Violar (Marcelo Z e André Scarabelot) proporcionou um momento mágico com um concerto que incluiu maravilhosas composições dos violonistas.Duas escritoras estiveram presentes para lançamento de livro e conversa com os presentes. Maria Luíza Falcão veio apresentar seu livro Afonso – a trajetória de vida de um brasileiro das Minas Gerais, romance, e Clevane Pessoa o seu livro de contos – Mulheres de sal, água e afins. Ambas demonstraram que a literatura não é só entretenimento, é também face da educação. A arte de dizer marca o objeto literário. Esta não precisa pedir licença; precisa apenas do desejo de dizer.A arte que circula pelas ruas pedregosas de Mariana, parida das mentes fecundas daqui, não pretende ser apenas decorativa. Mostra disso é o movimento aldravista que se consolida como tendência. Escolares se dedicam à leitura dessa arte metonímica. A poesia aldravista ecoou nas audições de abertura e encerramento da Exposição Aldravista de Arte – Mostra Internacional. O sarau organizado por professores da escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Viçoso, programado para ser apenas um exercício de ensino de Língua Portuguesa através da poesia transformou-se em show de declamação. Conforme projeto desenvolvido nessa escola, a poesia dos poetas do Jornal Aldrava Cultural faz parte do conjunto de leituras desencadeadoras do processo de alfabetização e de letramento. O contato direto com os poetas proporciona aos alunos a quebra do mito de que o poeta, o escritor é um ser distante, do passado. Essa proximidade já deu resultados. Alunos do ciclo inicial de alfabetização da Escola Estadual Dom Benevides produziram textos suficientes para uma edição em livro. Os alunos dessa nova escola caminham para resultados semelhantes. Nos dois casos, há motivos de comemoração. O prazer da leitura foi conquistado.Justo com este, o prazer da interpretação, do reconto, da criação.Toda essa dedicação de quase sete anos produzindo e divulgando arte em Mariana começa a apresentar resultados. O ideal aldravista de abrir portas já é uma realidade. Poetas, artistas plásticos e ensaístas já se destacam com suas produções diferenciadas. Talvez seja por isso que um sarau aldravista consiga atrair delegações de outras cidades, que se deslocam para participarem dessas atividades culturais resultantes de projetos educativos. E o caso da delegação de Santa Bárbara, 45 professores e alunos, entre acadêmicos de letras e alunos do ensino fundamental e médio; da delegação de São Gonçalo do rio Abaixo, na qual se fez presente o Secretário Municipal de Cultura, a diretora da Casa de Cultura e professores; a delegação de confrades da Academia de Letras de Ponte Nova, professores de Ouro Preto e Mariana, jornalistas e escritores de Belo Horizonte e comunidade de Mariana.Para complementação das atividades educacionais da proposta aldravista, uma aula de semiótica do Curso de Letras da UFOP foi realizada na exposição, dia 12 de junho. Os alunos de Lingüística puderam experimentar uma aula prática de leitura de objetos semióticos com base nos processos de formações discursivas, de contextualização, de significação e de formação de sentidos, a partir de um conceito derivado de uma dada metonímia. Alunos da quarta série do ensino fundamental da Escola Estadual Dom Benevides foram ao museu no dia 13, às 13 horas, com o objetivo de elaborarem exercícios sinestésicos e transposições de obras para o texto poético ou descritivo, a partir das sensações diante das pinturas artísticas.A proposta artística do projeto aldravista é mais abrangente do que uma produção voltada para a decoração ou para o comércio. A arte aldravista é conceitual; portanto, formativa, que serve para aplicações educacionais em todos os níveis da escolarização formal. As fronteiras da cultura devem ser alargadas para além das festas e do artesanato comercial. A cultura é patrimônio não para ser preservado como se preserva um prédio histórico. A cultura é modalizada na arte da superação e da modificação – transcende aos limites da cópia ou da imitação. Ela é construção de uma obra cuja fundação sustenta uma edificação sem fim. Quanto mais ousada, mais adequada.




****



Formação acadêmica/Titulação
2003 - 2003
Pós-Doutorado .
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1993 - 1996
Doutorado em Lingüística .
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A refacção - por uma metodologia da correção de redações, Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Victoria Mamestnikov El Murr.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Lingüística de Texto; Redação escolar; Correção de redações; Avaliação de redações.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Semiótica.
Setores de atividade: Educação.

1981 - 1983
Mestrado em Lingüística .
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A entoação na narrativa de pré-escolares - um enfoque funcional, Ano de Obtenção: 1983.
Orientador: Leonor ScliarCabral.
Palavras-chave: Narratividade; Psicolingüística; Entoação; funcionalismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
Setores de atividade: Educação.

1978 - 1980
Graduação em Letras Anglo Portuguesas. Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Membro associado, Enquadramento Funcional: Presidente do Conselho Editorial

Outras informações
A Associação Aldrava Letras e Artes é uma associação sem fins lucrativos, dedicada à produção e promoção da cultura - literatura e artes plásticas - e produtora do Jornal Aldrava Cultural.

Vínculo institucional

1984 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras.
Cargo ou função
Membro da Comissão de Reforma Curricular de Letras.

07/2004 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras.
Cargo ou função
Coordenador da Extensão do Curso de Letras em Santa Bárbara, MG..

02/2004 - Atual
Serviços técnicos especializados , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras.
Serviço realizado
Coordenação da equipe de Correção das Provas de Língua Portuguesa e de Redação dos Processos Seletivos e do Vestibular da UFOP..

02/2004 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras.
Atividade de extensão realizada
Membro da corpo docente do Curso de Extensão PROBASE, para professores da rede pública de ensino fundamental e médio. Educa,cão continuada..

02/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras.
Cargo ou função
Membro da Comissão de Pesquisa do Departamento de Letras.

8/1984 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras.
Linhas de pesquisa
Semiótica discursiva

8/1984 - Atual
Ensino, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Lingüística I
Análise do Discurso
Semântica
Prática de Pesquisa Lingüística

8/1984 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras.
Atividade de extensão realizada
Programa Alfabetização Solidária.

8/1984 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras.
Atividade de extensão realizada
Contadores de histórias.

2008 - 2009
Atividades de Participação em Projeto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .
Projetos de pesquisa
Fundamentos de semiótica: o nascimento do discurso jurídico mineiro

01/1999 - 12/2001
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .
Cargo ou funçãoCoordenador do Programa Alfabetização Solidária da UFOP.

4/1997 - 11/2000
Ensino, História Social da Linguagem, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Teoria do discurso

10/1998 - 10/2000
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .
Cargo ou função
Diretor de Unidade.

4/1999 - 11/1999
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras.
Atividade de extensão realizada
Reciclagem de educadores infantis.

4/1998 - 12/1998
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras.
Atividade de extensão realizada
Projeto PROLER.

4/1994 - 9/1994
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras.
Cargo ou função

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Vínculo institucional

1983 - 1983
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: contrato temporário, Carga horária: 40

Atividades

1983 - Atual
Ensino, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas]
Língua Portuguesa

Fundação do Desenvolvimento do Nordeste do Estado, FIDENE, Brasil.

Vínculo institucional

1984 - 1984
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1983 - 1983
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 20

Atividades

6/1983 - 7/1984
Ensino, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Lingüística I
Sintaxe da Língua Portuguesa

Linhas de Pesquisa
1.
Semiótica discursiva
Projetos de Pesquisa
2008 - 2009
Fundamentos de semiótica: o nascimento do discurso jurídico mineiro
Descrição: Projeto derivado de um projeto maior a ser desenvolvido por bolsista de iniciação científica, PIBIC, do Curso de Letras da UFOP..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) .
Integrantes: Simone Garcia de Oliveira - Integrante / José Benedito Donadon-Leal - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro..

Áreas de atuação
1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Semiótica.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso / Especialidade: Análise do Discurso.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso / Especialidade: Lingüística de Texto.

Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Prêmios e títulos
2008
Medalha Arthur da Távola, Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais.
2005
Premiado na categoria POESIA no 40 FEMUP, Fundação Cultural de Paranavaí, PR.
2004
Acadêmico de Letras, Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes.
2004
Certificado de Mérito Cultural, CLESI - Clube dos Escritores de Ipatinga, em 28/11/2004..
1999
turma Prof. José Benedito Donadon-Leal, Secretaria de Educação de Pilar - PB e Programa Alfabetização Solidária.
1998
Livro indicado para Concurso Vestibular, UFOP.
1997
Premiado no 1º Festival Universitário de Literarura Xerox do Brasil e Revista Livro Aberto, Xerox do Brasil e revista Livro Aberto.
1993
Classificado no 1º Concurso de Poesia Linguagem Viva, União Brasileira de Escritores.
1983
3º colocado em Concurso de Contos, UFSC.

Produção em C,T & A
Produção bibliográfica


Artigos completos publicados em periódicos

1.
DONADON-LEAL, J. B. . Discursos sociais pragmáticos e discursos artísticos. Jornal Aldrava, v. 70, p. 02-03, 2008.

2.
DONADON-LEAL, J. B. . O Curso de Letras e a formação do escritor. Jornal Aldrava, v. 71, p. 02-03, 2008.

3.
DONADON-LEAL, J. B. . Aldravismo manifestado. Jornal Aldrava, v. 72, p. 02-03, 2008.

4.
DONADON-LEAL, J. B. . Uma caravela de redescobrimentos na poesia de Gabriel Bicalho. Jornal Aldrava, v. 61, p. 02-03, 2007.

5.
DONADON-LEAL, J. B. . Discurso e originalidade. Jornal Aldrava, v. 62, p. 02-03, 2007.

6.
DONADON-LEAL, J. B. . O que é aldravismo. Jornal Aldrava, v. 63, p. 02-03, 2007.

7.
DONADON-LEAL, J. B. . Cultura e educação. Jornal Aldrava, v. 64, p. 02-03, 2007.

8.
DONADON-LEAL, J. B. . Ficção: nem paratopia, nem isotopia - politopia ruo à utopia. Jornal Aldrava, v. 65, p. 02-03, 2007.

9.
DONADON-LEAL, J. B. . Discurso e expressão livre do pensamento. Jornal Aldrava, v. 66, p. 02-03, 2007.

10.
DONADON-LEAL, J. B. . Experiências discursivas. Jornal Aldrava, v. 67, p. 02-03, 2007.

11.
DONADON-LEAL, J. B. . O Dia de Minas, a semana de Minas.. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 51, p. 02-02, 2006.

12.
DONADON-LEAL, J. B. . Dia de Minas: dados da fundação de Minas.. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 52, p. 02-02, 2006.

13.
DONADON-LEAL, J. B. . Dia de Minas - dados da instituição de Minas Gerais.. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 53, p. 02-02, 2006.

14.
GOMES, E. C. M. ; DONADON-LEAL, J. B. . A exclusão do desertor: leitura semiótica da obra de Silva Alvarenga. Glauks (UFV), v. 6, p. 136-144, 2006.

15.
DONADON-LEAL, J. B. . Quando o aluno é professor - resultados do projeto "haikai: da arte poética à alfabetização".. Jornal Aldrava, v. 57, p. 02-03, 2006.

16.
DONADON-LEAL, J. B. . O palácio dos governadores. Jornal Aldrava, v. 54, p. 02-03, 2006.

17.
DONADON-LEAL, J. B. . O dia de Minas (único e indivisível). Mariana: arraial, vila, cidade. Jornal Aldrava, v. 55, p. 02-03, 2006.

18.
DONADON-LEAL, J. B. . A lenda de Sabarabuçu. Jornal Aldrava, v. 56, p. 02-03, 2006.

19.
DONADON-LEAL, J. B. . Quando o aluno é professor - resultados do projeto hai-kais: da arte à alfabetização. Jornal Aldrava, v. 47, p. 02-03, 2006.

20.
DONADON-LEAL, J. B. . Discurso político e referenciação. Jornal Aldrava, v. 58, p. 02-03, 2006.

21.
DONADON-LEAL, J. B. . Nem imagismo, nem expressionismo: aldravismo - a arte de Déia Leal. Jornal Aldrava, v. 59, p. 02-03, 2006.

22.
DONADON-LEAL, J. B. . O espetáculo da vida - a semiótica complexa Antonio Gualda. Jornal Aldrava, v. 60, p. 02-03, 2006.

23.
DONADON-LEAL, J. B. . Proposta de avaliação de leitura e escrita no PAS. CEREJA, São Paulo, SP, v. 01, p. 01-10, 2005.

24.
DONADON-LEAL, J. B. . Construção de políticas para institucionalização da EJA. CEREJA, São Paulo, SP, v. 01, p. 11-19, 2005.

25.
DONADON-LEAL, J. B. . A universidade e o fim do analfabetismo. CEREJA, São Paulo, SP, v. 01, p. 20-27, 2005.

26.
DONADON-LEAL, J. B. . O texto envelhece, o discurso não.. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 46, p. 03-03, 2005.

27.
DONADON-LEAL, J. B. . A liberdade como expressão. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 46, p. 03-03, 2005.

28.
DONADON-LEAL, J. B. . Discurso e ilusão de verdade. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 47, p. 02-02, 2005.

29.
DONADON-LEAL, J. B. . Fernando Morais e o discurso publicitário. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 48, p. 02-02, 2005.

30.
DONADON-LEAL, J. B. . Caminhos da literatura. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 49, p. 02-02, 2005.

31.
DONADON-LEAL, J. B. . Truco, seis!. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 50, p. 02-02, 2005.

32.
DONADON-LEAL, J. B. . O ensino da leitura. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 33, p. 03-03, 2004.

33.
DONADON-LEAL, J. B. . O estado e a educação. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 34, p. 03-03, 2004.

34.
DONADON-LEAL, J. B. . Marinas de Salvador Paixão. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 35, p. 03-03, 2004.

35.
DONADON-LEAL, J. B. . O bêbado. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 36, p. 03-03, 2004.

36.
DONADON-LEAL, J. B. . O aldravismo como tendência literária. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 37, p. 03-03, 2004.

37.
DONADON-LEAL, J. B. . Discurso de posse na Academia marianense de Letras. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 38, p. 03-03, 2004.

38.
DONADON-LEAL, J. B. . Escravos do Troncão. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 39, p. 03-03, 2004.

39.
DONADON-LEAL, J. B. . ICHS - 25 anos em direção à ciência e à arte.. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 40, p. 01-01, 2004.

40.
DONADON-LEAL, J. B. . Quinto manifesto aldravista - exercício de liberdade.. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 41, p. 03-03, 2004.

41.
DONADON-LEAL, J. B. . A arte do comentário. Jornal Aldrava Cultusral, Mariana, MG, v. 01, n. 42, p. 03-03, 2004.

42.
DONADON-LEAL, J. B. . A socialização da liberdade. Jornal aldrava Cultural, Mariana, Mg, v. 01, n. 43, p. 03-03, 2004.

43.
DONADON-LEAL, J. B. . Princípio de Minas. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 23, p. 03-03, 2003.

44.
DONADON-LEAL, J. B. . Louvação a Lázaro. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 24, p. 03-03, 2003.

45.
DONADON-LEAL, J. B. . Em busca de categorias discursivas e textuais. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 25, p. 03-03, 2003.

46.
DONADON-LEAL, J. B. . Em busca de categorias discursivas e textuais (parte II). Jornal Aldrava Cultural, Mariana, Mg, v. 01, n. 26, p. 03-03, 2003.

47.
DONADON-LEAL, J. B. . O belo na arte. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 28, p. 03-03, 2003.

48.
DONADON-LEAL, J. B. . Enfim um livro de aventura, enfim um narrador heterogêneo.. Jornal Linguagem Viva, São Paulo, SP, v. 01, n. 169, p. 03-03, 2003.

49.
DONADON-LEAL, J. B. . Gênese da cultura da punição. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 29, p. 03-03, 2003.

50.
DONADON-LEAL, J. B. . Gênese da cultura da punição (parte II). Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 30, p. 03-03, 2003.

51.
DONADON-LEAL, J. B. . Quarto manifesto aldravista. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 31, p. 03-03, 2003.

52.
DONADON-LEAL, J. B. . Fundações discursivas. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 32, p. 03-03, 2003.

53.
DONADON-LEAL, J. B. . Poesia, balé e profissionalização da arte.. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 13, p. 03-03, 2002.

54.
DONADON-LEAL, J. B. . Aldravismo - a literatura do sujeito. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 14, p. 03-03, 2002.

55.
DONADON-LEAL, J. B. . Paradoxos aldravistas. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 15, p. 03-03, 2002.

56.
DONADON-LEAL, J. B. . Teoria das escolhas - homens geneticamente iguais, discursivamente diferentes.. ANAIS da VII Semana de Letras: discurso e diferença no limiar do milênio., Viçosa, MG, v. 01, n. 01, p. 132-134, 2002.

57.
DONADON-LEAL, J. B. . Linguagens. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 16, p. 03-03, 2002.

58.
DONADON-LEAL, J. B. . Memórias femininas de Minas. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 17, p. 03-03, 2002.

59.
DONADON-LEAL, J. B. . Aldrava e subjetividade. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 18, p. 03-03, 2002.

60.
DONADON-LEAL, J. B. . Tempo presente. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 19, p. 03-03, 2002.

61.
DONADON-LEAL, J. B. . A pintura aldravista. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 20, p. 03-03, 2002.

62.
DONADON-LEAL, J. B. . O olhar metonímico do leitor. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 21, p. 03-03, 2002.

63.
DONADON-LEAL, J. B. . Olhar metonímico - leitores e leituras. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 22, p. 03-03, 2002.

64.
DONADON-LEAL, J. B. . Poesia de liberdade às Margens do Ribeirão do Carmo. Jornal Aldrava, Mariana, n. 02, 2001.

65.
DONADON-LEAL, J. B. . Manifesto Aldrávico (a caravela vazia de Gabriel Bicalho). Jornal Aldrava, Mariana, n. 04, 2001.

66.
DONADON-LEAL, J. B. . Segundo manifesto aldravista - a decadência das vanguardas. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 05, p. 03-03, 2001.

67.
DONADON-LEAL, J. B. . Terceiro manifesto - a proposta aldravista. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 06, p. 03-03, 2001.

68.
DONADON-LEAL, J. B. . Das aldravas e das portas. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 08, p. 03-03, 2001.

69.
DONADON-LEAL, J. B. . Gênese da aldrava. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 07, p. 03-03, 2001.

70.
DONADON-LEAL, J. B. . Leitura das escolhas no evento árcade - esboço teórico.. Revista Acervos Literários, Mariana, MG, v. 01, n. 01, p. 124-140, 2001.

71.
DONADON-LEAL, J. B. . Aldravsmo, leitura e acervo. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 09, p. 03-03, 2001.

72.
DONADON-LEAL, J. B. . Leitura das escolhas no evento árcade - esboço teórico. Colofão, Mariana, MG, v. 01, n. 01, p. 74-90, 2001.

73.
DONADON-LEAL, J. B. . Aldravismo e energia. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 10, p. 03-03, 2001.

74.
DONADON-LEAL, J. B. . Corpo e aldravismo. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 11, p. 03-03, 2001.

75.
DONADON-LEAL, J. B. . Exercícios de leitura. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 12, p. 07-07, 2001.

76.
DONADON-LEAL, J. B. . Amor, poesia e mutilação. Jornal Aldrava Cultural, Mariana, MG, v. 01, n. 12, p. 03-03, 2001.

77.
DONADON-LEAL, J. B. . E por falar em poesia. Jornal Aldrava, Mariana, n. 01, 2000.

78.
DONADON-LEAL, J. B. . O poeta é um traidor. Jornal Aldrava, Mariana, n. 02, 2000.

79.
DONADON-LEAL, J. B. . Linguística e folclore. Folclore e Art Revista Eletrônica da Comissão Mineira de Folclore, www.folcloreart.br, 1999.

80.
DONADON-LEAL, J. B. . Hai-Kai - a poesia da síntese. Releituras, Belo Horizonte, v. 13, 1999.

81.
DONADON-LEAL, J. B. . A citação: atribuição da autoridade discursiva. Com Textos, Mariana, p. 91-93, 1997.

82.
DONADON-LEAL, J. B. . A criatividade como paradgma da escrita. Cadernos de Pesquisa do Mestrado Em Letras, Mariana, v. 01, n. 05, p. 45-48, 1997.

83.
DONADON-LEAL, J. B. . Esboço de uma teoria semiótica da aquisição da linguagem. Cadernos de Pesquisa do Mestrado Em Letras, Mariana, v. 01, n. 04, p. 07-17, 1997.

84.
DONADON-LEAL, J. B. . O haikai - a poesia e a síntese. Gláuks, Viçosa, n. 03, p. 101-106, 1997.

85.
DONADON-LEAL, J. B. . hai-kais. O Diário do Norte do Paraná, Maringá, 1995.

86.
DONADON-LEAL, J. B. . hai-kais. O Diário do Norte do Paraná, Maringá, 1994.

87.
DONADON-LEAL, J. B. . Natural, afetivo, frágil.. Correio da Manhã, Aracaju, v. agosto, p. 06-06, 1993.

88.
DONADON-LEAL, J. B. . Ironia: instauração do sentido através do conflito. Com Textos, Mariana - MG, v. 08, p. 33-38, 1993.

89.
DONADON-LEAL, J. B. . Hai-Kai: a essência da poesia. Correio da Manhã, Aracaju, v. Junho, p. 06-06, 1992.

90.
DONADON-LEAL, J. B. . A compreesão e a produção de texto. Com Textos, Mariana, v. 01, p. 27-31, 1988.

91.
DONADON-LEAL, J. B. . A precedência da entoação sobre as demais estruturas linguísticas. Com Textos, Mariana, v. 01, p. 08-11, 1987.

92.
DONADON-LEAL, J. B. . A função dos estudos gramaticais na escola. Revista Interação, São Paulo, v. 08, p. 16-17, 1984.



Livros publicados/organizados ou edições

1.
DONADON-LEAL, J. B. (Org.) . Relato de experiências: a lingüística no ensino da Língua Portuguesa. 1ª. ed. Mariana: Aldrava Letras e Artes, 2008. v. 01. 85 p.

2.
DONADON-LEAL, J. B. (Org.) ; SOUZA JÚNIOR, José Luiz Foureaux de (Org.) ; MENEZES, William augusto (Org.) ; HIRSH, Irene Ruth (Org.) ; SANTOS, Alexandra (Org.) . As Letras e o seu Ensino - anais da IX Semana de Letras. 1. ed. Mariana: Aldrava Letras e Artes, 2008. v. 01. 598 p.

3.
DONADON-LEAL, J. B. . Vereda dos seixos - haicais. 1. ed. Mariana: Aldrava Letras e Artes, 2008. v. 01. 126 p.

4.
DONADON-LEAL, J. B. (Org.) . Reflexões - a lingüística na sala de aula. 01. ed. Mariana: Aldrava Letras e Artes, 2007. v. 01. 112 p.

5.
DONADON-LEAL, J. B. (Org.) . Affonso Penna - o santa-barbarense presidente da república. Mariana, Minas Gerais: Aldrava Letras e Artes, 2006. v. 01. 68 p.

6.
DONADON-LEAL, J. B. . Brejinho - Senda 04 de Nas Sendas de Bashô.. 1. ed. Mariana: Aldrava Letras e Artes, 2005. v. 1. 106 p.

7.
DONADON-LEAL, J. B. (Org.) . Aldravismo - a literatura do sujeito. 1. ed. Mariana: Aldrava Letras e Artes, 2002. v. 01. 148 p.

8.
DONADON-LEAL, J. B. . Leituras - ciência e arte na linguagem. 1. ed. Ouro Preto: Editora Ufop, 2001. v. 01. 98 p.

9.
DONADON-LEAL, J. B. . Sáfaro. São Paulo: Scortecci, 1999.

10.
DONADON-LEAL, J. B. . Jardim & Avenida. Ouro Preto: EDUFOP, 1997.

11.
DONADON-LEAL, J. B. . Gênese da poesia e da vida. São Paulo: Cone Sul, 1997.

12.
DONADON-LEAL, J. B. . Marília - sonetos desmedidos. Mariana: Lázaro F. da Silva ed., 1996.

13.
DONADON-LEAL, J. B. . Dô - Caminho. São Paulo/Ouro Preto: Massao Ohno/EDUFOP, 1992.

14.
DONADON-LEAL, J. B. . Coletânia histórica, paisagística e cultural do Norte do Paraná. Maringá: EDUEM, 1980.



Capítulos de livros publicados

1.
DONADON-LEAL, J. B. . Discurso político e referenciação. In: SOUZA JÚNIOR, J. L. F. de, SANTOS, A., DONADON-LEAL, J. B., RIRSH, I., e MENEZEAS, W. A.. (Org.). As Letras e o seu Ensino - anais da IX Semana de Letras. 1 ed. Mariana: Aldrava Letras e Artes, 2008, v. 1, p. 09-11.

2.
QUINTINO, Sara Helena ; DONADON-LEAL, J. B. . Cônego, historiador ou beletrista? uma análise dobre os sujeitos em Arquidiocese de Mariana, do Cônego raimundo Trindade. In: SOUZA JÚNIOR, J. L. F. de; DONADON-LEAL, J. B.; MENEZES, W. A. RIRSH, I. R e SANTSO, A.. (Org.). As letras e o seu ensino - anais da IX Semana de Letras. Mariana: Aldrava Letras e Artes, 2008, v. 1, p. 488-491.

3.
SOUZA, Silvânia de ; DONADON-LEAL, J. B. . Contribuição das Cartas Chilenas para a construção da liberdade em Minas Gerais. In: SOUZA JÚNIOR, J. L F de; DONADON-LEAL, J. B.; MENEZES, W. A.; RIRSH. I.R. e SANTOS, A.. (Org.). As Letras e o seu Ensino - anais da IX Semana de Letras. 1 ed. Mariana: Aldrava Letras e Artes, 2008, v. 1, p. 502-505.

4.
DONADON-LEAL, J. B. . Instinto materno e emoções. In: Machado, Ida Lúcia; Menezes, William e Mendes, Emília. (Org.). As emoções no discurso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, v. 01, p. 182-187.

5.
DONADON-LEAL, J. B. . Discurso, política e sociedade. In: Wander Emediato, Ida Lúcia Machado, William Menezes. (Org.). Análise do discurso: gêneros, comunicação e sociedade. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2006, v. 01, p. 133-144.

6.
DONADON-LEAL, J. B. . Lanterna de ilusões. In: Fundação Cultural de Paranavaí. (Org.). 40. FEMUP. 1 ed. Paranavaí: Fundação Cultural de Paranavaí, 2005, v. 1, p. 34-37.

7.
DONADON-LEAL, J. B. . Cânone aldravista. In: J. B. Donadon-Leal. (Org.). Aldravismo - a literatura do sujeito. 1 ed. Mariana: Aldrava Letras e Artes, 2002, v. 1, p. 11-52.

8.
DONADON-LEAL, J. B. . Antologia poética. In: J. B. Donadon-Leal. (Org.). Aldravismo - a literatura do sujeito. 1 ed. Mariana: Aldrava Letras e Artes, 2002, v. 1, p. 97-110.

9.
DONADON-LEAL, J. B. . Produção do conhecimento nas ciências humanas e sociais.. In: Barsa Society. (Org.). Pesquisas especiais - Barsa Society. São Paulo: Barsa Planeta Internacional, 2002, v. 01, p. 01-11.

10.
DONADON-LEAL, J. B. . Semiótica e aquisição da linguagem. In: Barsa Society. (Org.). Pesquisas especiais - Barsa Society. São Paulo: Barsa Planeta Internacional, 2002, v. 01, p. 01-14.

11.
DONADON-LEAL, J. B. . Poesia de liberdade no arcadismo mineiro. In: Barsa Society. (Org.). Pesquisas especiais - Barsa Soiety. São Paulo: Barsa Planeta Internacional, 2002, v. 01, p. 01-09.

12.
DONADON-LEAL, J. B. . O olhar do poeta. In: Barsa Society. (Org.). Pesquisas esoeciais - Barsa Society. São Paulo: Barsa Planeta Internacional, 2002, v. 01, p. 01-08.

13.
DONADON-LEAL, J. B. . O discurso institucional - assimilação das resistências. In: Barsa Society. (Org.). Pesquisas especiais - Barsa Society. São Paulo: Barsa Planeta Internacional, 2002, v. 01, p. 01-12.

14.
DONADON-LEAL, J. B. . Lingüística e folclore. Pesquisas especiais - Barsa Society. São Paulo: Barsa Planeta Internacional, 2002, v. 01, p. 01-10.

15.
DONADON-LEAL, J. B. . Ironia: instauração do sentido através do conflito. In: Barsa Society. (Org.). Pesquisas especiais - Barsa Society. São Paulo: Barsa Planeta Internacional, 2002, v. 01, p. 01-14.

16.
DONADON-LEAL, J. B. . Hai-kai: a essência da poesia. In: Barsa Society. (Org.). Pesquisas especiais - barsa Society. São Paulo: Barsa Planeta Internacional, 2002, v. 01, p. 01-07.

17.
DONADON-LEAL, J. B. . Entoação e estruturas lingüísticas. In: Barsa Society. (Org.). Pesquisas especiais -- Barsa society. São Paulo: Barsa Planeta Internacional, 2002, v. 01, p. 01-11.

18.
DONADON-LEAL, J. B. . Compreensão e produção de texto. In: Barsa Society. (Org.). Pesquisas especiais - Barsa Society. São Paulo: Barsa Planeta internacional, 2002, v. 01, p. 01-09.

19.
DONADON-LEAL, J. B. . Citação: atribuição da autoridade discursiva. In: Barsa Society. (Org.). Pesquisas especiais - Barsa Society. São Paulo: Barsa Planeta Internacional, 2002, v. 01, p. 01-06.

20.
DONADON-LEAL, J. B. . Avaliação de redações - o professor resenhista. In: Barsa Society. (Org.). Pesquisas especiais - Barsa Society. São Paulo: Barsa Planeta Internacional, 2002, v. 01, p. 01-07.

21.
DONADON-LEAL, J. B. . A poesia contemporânea como projeto discursivo: uma leitura da poesia de Leopoldo Comitti. In: Barsa Society. (Org.). Pesquisas especiais - barsa society. São Paulo: Barsa Planeta internacional, 2002, v. 01, p. 01-09.



Textos em jornais de notícias/revistas

1.
DONADON-LEAL, J. B. . Lições de cidadania. Jornal ponto Final, Mariana, MG, p. 03 - 03, 07 abr. 2006.

2.
DONADON-LEAL, J. B. . Por quê?. Jornal Ponto Final, Mariana, MG, p. 03 - 03, 17 mar. 2006.

3.
DONADON-LEAL, J. B. . E. E. Dom Benevides - patrimônio ameaçado.. Jornal Ponto Final, Mariana, MG, p. 03 - 03, 03 mar. 2006.

4.
DONADON-LEAL, J. B. . Ações de fiscalização da prefeitura são ilegais.. Jornal Ponto Final, Mariana, MG, p. 02 - 02, 04 nov. 2005.

5.
DONADON-LEAL, J. B. . Lei burra, lei criminosa.. Jornal Ponto Final, Mariana, MG, p. 02 - 02, 07 out. 2005.

6.
DONADON-LEAL, J. B. . Trânsito de Mariana. Jornal Ponto Final, Mariana, MG, p. 03 - 03, 30 set. 2005.

7.
DONADON-LEAL, J. B. . Apesar das nuvens. Informativo CLESI lítero-cultural, Ipatinga, MG, p. 08 - 08, 30 nov. 2004.

8.
DONADON-LEAL, J. B. . A cultura da punição e o código nacional de trânsito.. Folha Marianense, Mariana, MG, p. 02 - 02, 10 mar. 2001.

9.
DONADON-LEAL, J. B. . Poemas ``O forte´´, ``A morte´´ e ``Marcha fúnebre´´. Revista Discente. UFSC, Florianópolis, v. 03.

10.
DONADON-LEAL, J. B. . Conto ``Grito de misericórdia´´. Revista Discente. UFSC, Florianópolis, v. 04.

11.
DONADON-LEAL, J. B. . Mariana (poema). Tribuna de Mariana edção especial de 301 anos de Minas, Mariana, p. 01 - 01.

12.
DONADON-LEAL, J. B. . Falando de poesia. Poezine, Mariana, v. 01.

13.
DONADON-LEAL, J. B. . Poesia. Tribuna de Mariana, Mariana, p. 01 - 01.

14.
DONADON-LEAL, J. B. . Soneto da esperança e hai-kai.. Gláuks, Viçosa - MG, v. 03, p. 85 - 86.



Resumos publicados em anais de congressos

1. DONADON-LEAL, J. B. . Discurso, política e sociedade. In: I Encontro Mineiro de Análise do Discurso, 2005, Belo Horizonte, MG. Caderno de resumos e programação. Belo Horizonte : FALE / UFMG, 2005. v. 01. p. 36-36.

2. DONADON-LEAL, J. B. . O discurso oficial da qualidade. In: Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: discurso, ação & sociedade, 2002, Belo Horizonte. Cderno de Resumos e programa. Belo Horizonte : FALE / UFMG, 2002. v. 01. p. 135-135.

3. DONADON-LEAL, J. B. . A formação do alfabetizador de jovens e adultos. In: I Congresso brasileiro de extensão universitária, 2002, João Pessoa, PB. Resumos. João Pessoa, PB : UFPB, 2002. v. 01. p. 64-64.

4. DONADON-LEAL, J. B. . Novos paradigmas na produção do conhecimento. In: X Semana de Letras (Re)visões de um mundo novo - uma janela aberta no tempo, 2001, Campo Grande, RJ. Caderno de Resumos da X Semana de Letras. Campo Grande, RJ : FEUC, 2001. v. 01. p. 28-28.

5. DONADON-LEAL, J. B. . Construção de políticas para institucionalização da EJA. In: VI Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária, 2001, São Paulo. ANAIS do VI Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária. São Paulo : UNIFESP, 2001. v. 01. p. 55-55.

6. DONADON-LEAL, J. B. . A avaliação de redações - um desafio discursivo. In: XIV CELLIP - Língua, Literatura, Cultura & Artes, 2000, Maringá. Cderno de Resumos do XIV CELLIP. Maringá : Universidade Estadual de Maringá, 2000. v. 01. p. 172-172.

7. DONADON-LEAL, J. B. . O discurso institucinal - assimilação das resistências. In: III Encontro Franco-Brasileiro de Análise do Discurso - Análise do Discurso e Ensino de Língua Materna, 1999, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro : UFRJ/UFF/Círculo Interdisciplinar de AD, 1999. p. 49-49.

8. DONADON-LEAL, J. B. . A persuasão no discurso religioso. In: ICHS 20 anos - I Colóquio Acervo & Memória, 1999, Mariana. Caderno de Resumos. Mariana : EDUFOP, 1999. p. 07-07.

9. DONADON-LEAL, J. B. . Cultura popular e ciências humanas. In: Faculdades Integradas Newton Paiva, 1997. Caderno de Resumos, 1997.

10. DONADON-LEAL, J. B. . A citação - atribuição da autoridade discursiva. In: Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: controvérsias e perspectivas.UFMG, 1997, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizonte : UFMG, 1997.

11. DONADON-LEAL, J. B. . Esboço de uma teoria semiótica da aquisição da linguagem. In: V Semana de Letras do ICHS/UFOP, 1996, Mariana. Caderno de Resumos. Mariana : EDUFOP. p. 01-01.

12. DONADON-LEAL, J. B. . A Criatividade como paradgma da escrita. In: Congresso Mariana 300 anos.ICHS/UFOP/SESI, 1996, Mariana. Caderno de Resumos. Mariana : EDUFOP, 1996.

13. DONADON-LEAL, J. B. . Avaliação de redações:o professor resenhista. In: IV semana de letras ICHS/UFOP, 1995, Mariana. Caderno de Resumos. Mariana : EDUFOP, 1995. v. 01. p. 12-12.

14. DONADON-LEAL, J. B. . A refacção: um caminho para a correção de redação escolar. In: InPLA, 1993, São Paulo. Caderno de resumos. São Paulo : Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1993. v. 01. p. 41-41.



Apresentações de Trabalho

1. DONADON-LEAL, J. B. . O papel das universidades na erradicação do analfabetismo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2. DONADON-LEAL, J. B. . Novos paradgmas para a produção do conhecimento nas Ciências Humanas e Sociais. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3. DONADON-LEAL, J. B. . O discurso institucional - assimilação das resistências. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4. DONADON-LEAL, J. B. . A poesia contemporânea como projeto discursivo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5. DONADON-LEAL, J. B. . A persuasão no discurso religioso. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6. DONADON-LEAL, J. B. . Escrever E ler não doem. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7. DONADON-LEAL, J. B. . Os discursos acadêmicos e seus sentidos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8. DONADON-LEAL, J. B. . Cultura popular e ciências humanas. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9. DONADON-LEAL, J. B. . A citação - atribuição da autoridade discursiva. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10. DONADON-LEAL, J. B. . Esboço de uma teoria semiótica da aquisição da llinguagem. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11. DONADON-LEAL, J. B. . A criatividade como paradigma da escrita. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12. DONADON-LEAL, J. B. . Avaliação da Política de Extensão na Universidade Federal de Ouro Preto. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13. DONADON-LEAL, J. B. . Avaliação de redações: o professor resenhista. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14. DONADON-LEAL, J. B. . A refacção: um caminho para a correção de redação escolar.. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção bibliográfica

1. DONADON-LEAL, J. B. ; PARREIRA, Fabiana Fernanda de Jesus . Apresentação. Mariana, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).

2. DONADON-LEAL, J. B. . Apresentação. Mariana, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).

3. DONADON-LEAL, J. B. ; SOUZA JÚNIOR, José Luiz Foureaux de . Apresentação. Mariana, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).

4. DONADON-LEAL, J. B. . Jornal Aldrava Cultural. Brasília: PNLL - Ministério da Educação, 2006 (Projeto cultural).

5. DONADON-LEAL, J. B. ; GONÇALVES, A. G . Prefácio. Ouro Preto, MG, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).

6. DONADON-LEAL, J. B. ; BICALHO, Gabriel . Apresentação. Mariana, MG, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).

7. DONADON-LEAL, J. B. ; SANTOS, H. M. R. . Prefácio. Mariana, MG, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).

8. DONADON-LEAL, J. B. . Manoel. Belo Horizonte, MG, 1999. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).

9. DONADON-LEAL, J. B. . quero meu poema fundamental. Ouro Preto, MG, 1998. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).

10. DONADON-LEAL, J. B. . ``Prefácio´´ In: FERREIRA, J.S. Bateia Lírica (temas marianenses).. Mariana: Companhia Vale do Rio Doce, 1996 (Prefácio).

11. DONADON-LEAL, J. B. . Nove hai-kais. In: Hai-kais ao sol.. São Paulo: Livro Arte, 1995 (Antologia de hai-kais).

12. DONADON-LEAL, J. B. . Poemas ``Desejos´´ e ``Sonetos do abraço eterno´´. In: Antologia Poética Nacional.. São Paulo: João Scortecci, 1994 (Antologia).

13. DONADON-LEAL, J. B. . Poemas ``Espuma´´, ``Soneto que fumo´´, ``Poema do Sublime amor´´. In: Antologia Poética da J. Scotecci na 13ª Bienal Internacional do Livro.. São Paulo: João Scortecci, 1994 (Antologia).

14. DONADON-LEAL, J. B. . Poema ``Paráfrase à mineira´´. IN: Antologia Poética.. São Paulo: João Scortecci, 1993 (Antologia).

Produção técnica

Trabalhos técnicos

1. DONADON-LEAL, J. B. . Por uma leitura semiótica do evento árcade. 2001.

2. DONADON-LEAL, J. B. . Participação em Banca de Concurso Público para Professor Adjunto, na área de Língua Portuguesa/Línguística, no Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa.. 1998.

3. DONADON-LEAL, J. B. . Projeto PROLER . 1997.

4. DONADON-LEAL, J. B. . Participação como Presidente da Banca de concurso público para Professor Assistente na área de Métodos e Técnicas da Pesquisa Científica do Departamentode Educação do ICHS/UFOP.. 1997.


Demais tipos de produção técnica

1. DONADON-LEAL, J. B. . Aldrava. 2000. (Editoração/Periódico).

2. DONADON-LEAL, J. B. . Aldrava. 1999. (Editoração/Periódico).

3. DONADON-LEAL, J. B. . Revista COM TEXTOS. 1998. (Editoração/Periódico).

4. DONADON-LEAL, J. B. . Revista Intercâmbio. 1997. (Editoração/Periódico).

5. DONADON-LEAL, J. B. . Revista COM TEXTOS. 1989. (Editoração/Periódico).

6. DONADON-LEAL, J. B. . Revista COM TEXTOS. 1988. (Editoração/Periódico).

7. DONADON-LEAL, J. B. . Revista COM TEXTOS. 1987. (Editoração/Periódico).

8. DONADON-LEAL, J. B. . Aspirações do segundo grau na região de influência de Maringá.. 1981. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural

1. DONADON-LEAL, J. B. ; BICALHO, Gabriel ; LEAL, Andreia Donadon ; PIROLLA, Luiz Tyller ; FERREIRA, José Sebastião ; SANTOS, H. M. R. . Sarau: 05 anos do Jornal Aldrava. 2006. (Apresentação de obra artística/Literária).

2. DONADON-LEAL, J. B. ; NOVAIS, Helen . Lanterna de Ilusões. 2005. (Apresentação de obra artística/Teatral).

3. DONADON-LEAL, J. B. ; NOVAIS, Helen . Lanterna de ilusões. 2005. (Apresentação de obra artística/Teatral).

4-DONADON-LEAL, J. B. ; LEAL, Andreia Donadon . Portais de Minas - exposição de arte aldravista. 2008 (Exposição de artes plásticas).

5-DONADON-LEAL, J. B. ; LEAL, Andreia Donadon . emaranhaminas - exposição de arte aldravista. 2008 (Exposição de artes plásticas).

6-DONADON-LEAL, J. B. ; LEAL, Andreia Donadon ; BICALHO, Gabriel ; FERREIRA, José Sebastião . Nas sendas de Bashô. 2006 (Lançamento de livro).

7-DONADON-LEAL, J. B. ; LEAL, Andreia Donadon ; CAMILLO, Arley . I Exposição Aldravista de Arte. 2006 (Exposição de artes plásticas).


Demais trabalhos

1. DONADON-LEAL, J. B. . Aqui sentimos prazer em aprender e ensinar. 1999 (Discurso).

2. DONADON-LEAL, J. B. . ICHS - o sonho chega aos 20 anos. 1999 (Discurso).

3. DONADON-LEAL, J. B. . ICHS 20 anos. 1999 (Discurso).

4. DONADON-LEAL, J. B. . PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA. 1998 (Alfabetização).

5. DONADON-LEAL, J. B. . Posse do Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. 1997 (Discurso).

6. DONADON-LEAL, J. B. . Escravos do Troncão - contos de senzala. 1996 (Revisão de Originais).

Bancas
Participação em bancas examinadoras

Dissertações

1. MINDLIN, Dulce maria Viana; COMITTI, Leopoldo; DONADON-LEAL, J. B.. Participação em banca de Ilca Vieira de Oliveira. Marília de Dirceu - amor e narcisismo. 2000. Dissertação (Mestrado em História Social da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.


Teses de doutorado

1. CORNELSEN, Elcio Loureiro; MARI, Hugo; MACHADO, Ida Lúcia; BRANDÃO, Jacyntho Lins; PIRES, Maria Sueli de Oliveira; DONADON-LEAL, J. B.. Participação em banca de William Augusto Menezes. Evento, jogo e virtude nas eleições para a presidência da república do Brasil - 1994 e 1998.. 2004. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Eventos
Organização de eventos


1. DONADON-LEAL, J. B. ; Ladeira, Wânia Terezinha ; MENEZES, William augusto . I Seminário de Pesquisa do GEAD - UFOP/I Jornada de Pesquisa da AMPADIS - Domínios e práticas discursivas. 2007. (Congresso).

2. DONADON-LEAL, J. B. ; LEAL, Andreia Donadon . Exposição Aldravista de Arte - Mostra internacional. 2007. (Exposição).

3. DONADON-LEAL, J. B. ; LEAL, Andreia Donadon . Exposição de Arte Aldravista - Mostra Déia Leal. 2007. (Exposição).

4. DONADON-LEAL, J. B. ; LEAL, Andreia Donadon ; BICALHO, Gabriel ; FERREIRA, José Sebastião ; PIROLLA, Luiz Tyller ; SANTOS, H. M. R. . Sarau do Quinto Aniversário do Jornal Aldrava Cultural. 2006. (Festival).

5. DONADON-LEAL, J. B. . I Semana de Letras de Santa Bárbara. 2005. (Congresso).

6. DONADON-LEAL, J. B. ; SANTOS, H. M. R. . III Encontro de Alfabetizadores de Jovens e Adultos da Paraíba. 2001. (Congresso).

7. DONADON-LEAL, J. B. . II Encontro de Alfabetizadores de Jovens e Adultos da Paraíba. 2000. (Congresso).

8. DONADON-LEAL, J. B. . IV Congresso de Cências Humanas, Letras e Artes. 1999. (Congresso).

9. DONADON-LEAL, J. B. . IV Mostra de Ciências Humanas, Letras e Artes. 1999. (Exposição).

10. DONADON-LEAL, J. B. . ICHS 20 anos - I Colóquio Acervo & memória. 1999. (Congresso).

11. DONADON-LEAL, J. B. . VI Semana de Letras do ICHS/UFOP. 1997. (Congresso).

12. DONADON-LEAL, J. B. . V Semana de Letras do ICHS/UFOP. 1996. (Congresso).

13. DONADON-LEAL, J. B. . Mariana -300 Anos. 1996. (Outro).

Orientações
Orientações em andamento


Iniciação científica

1. Jussara Regina de Souza Silva. DISCURSO E RREFERENCIAÇÃO bases da crítica política mineira a ironia. Início: 2006. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2. Sara Helena Quintino. Discurso e ironia na política. Início: 2006. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

3. NAYHARA JULIANA ANIELE PEREIRA THIERS VIEIRA. O CBC MG de Língua Portuguesa o discurso oficial da educação. Início: 2006. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).


Supervisões e orientações concluídas


Dissertação de mestrado

1. Ilca Vieira de Oliveira. O conceito de amor em Marília de Dirceu.. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em História Social da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: José Benedito Donadon-Leal.


Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização

1. Maria Aparecida Silva Furtado. Por uma visão probematizadora do ensino em linguística.. 1995. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: José Benedito Donadon-Leal.


Trabalho de conclusão de curso de graduação

1. Coreen Rhona Celine Jacobs. Monografia: Linguagem persuasiva nas propagandas de televisão.. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: José Benedito Donadon-Leal.


Iniciação Científica

1. Sara Helena Quintino. Levantamento bibliográfico da obra de Mons. Raimundo Trindade. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: José Benedito Donadon-Leal.

2. Jussara Regina de Souza Silva. Discurso e referenciação - bases da crítica política mineira.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Benedito Donadon-Leal.

3. Silvânia de Souza. O discurso político em Cartas Chilenas. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: José Benedito Donadon-Leal.

4. Manuela Felicíssimo. O discurso político em Marília de Dirceu. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: José Benedito Donadon-Leal.

5. Emmanuel Santiago. O paradoxo liberdade / punição em Marília de Dirceu. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Benedito Donadon-Leal.

6. Elisson Ferreira Morato. Mecanismos ideológicos de exclusão e canonização na arcádia mineira. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Benedito Donadon-Leal.

7. Ednaldo Cândido Moreira Gomes. A exclusão do desertor - leitura semiótica da obra de Silva Alvarenga. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: José Benedito Donadon-Leal.

8. Diandra Pittella Felipe. Digitalização, tradução e estabelecimento de: La outra cara de nuestros vecinos (o recuerdo de mitad de siglo veinte - 1954-55 - de Victor Bush. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: José Benedito Donadon-Leal.

9. Magna Campos. O evento árcade - resgate dos esquecidos. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: José Benedito Donadon-Leal.

10. Magna Campos. O evento Árcade - resgate dos esquecidos.. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: José Benedito Donadon-Leal.

11. Hélem Sabrina. O ensino da redação no primeiro grau.. 1998. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Benedito Donadon-Leal.

12. Marinalva Maria Martins. O choque discursivo - o discurso institucional e o discurso do professor.. 1998. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: José Benedito Donadon-Leal.

13. Mônica Gamarano. O signo linguístico - do significado à significação.. 1998. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: José Benedito Donadon-Leal.

14. Marcelito Lopes Fialho. O universo feminino - discurso da afirmação. . 1997. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Benedito Donadon-Leal.

15. Marcelito Lopes Fialho. A variação linguistica - a idade como fator de mudança.. 1996. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: José Benedito Donadon-Leal.

16. Andréa Bartorílio Lima. Arquivo Bibliográfico: inventário das gramáticas e manuais didáticos de Língua Portuguesa dos séculos XVIII e XIX constantes nas bibliotecas da região de Ouro Preto e Mariana, MG.. 1995. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: José Benedito Donadon-Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário