quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A ALB-MARIANA APRESENTA : CARLOS LÚCIO GONTIJO

Carlos Lúcio Gontijo

CADEIRA 15 - CARLOS LÚCIO GONTIJO


NOME DO PATRONO: Bueno de Rivera



CARLOS LÚCIO GONTIJO cursou o Ensino Fundamental e o Ensino Médio na Escola Waldomiro Magalhães Pinto e no Colégio Senhora de Fátima. Formou-se em jornalismo no UNI-BH. É membro da Academia Interamericana de Literatura e Jurisprudência, detentor do Troféu Magnum de Cultura (em comemoração aos 100 anos de Belo Horizonte), membro da Academia Santantoniense de Letras (ACADSAL), ex-presidente da Associação Mineira de Imprensa (AMI).
Ostenta Certificado de Honra ao Mérito da Prefeitura de Santo Antônio do Monte (honraria que lhe foi entregue, em 1977, pelo ex-governador e ministro de Estado, José de Magalhães Pinto, durante solenidade na Prefeitura montense).
Trabalhou nos jornais Diário de Minas, Jornal de Minas, Tribuna de Mariana, Proeste, Hoje em Dia e, também, no Diário da Tarde, onde foi revisor, supervisor de revisão, articulista e Editor de Opinião.
Mantém no ar um site com todos os seus 13 livros disponibilizados ao público internauta, no qual figuras como Carlos Drummond de Andrade; Bueno de Rivera; o político e escritor Celso Brant; o jornalista e membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos José Carlos Alexandre; o ex-secretário de Estado José Ulisses de Oliveira; o professor e ex-ministro da Educação Aluísio Pimenta, e a primeira professora Clélia Souto falam sobre a sua obra literária.
É verbete do Dicionário Biobibliográfico Regional do Brasil, produzido por Mário Ribeiro Martins. Participa da coletânea POETAS DEL MUNDO EM POESIAS, volume I e, também, do Guia de Autores Contemporâneos/Galeria Brasil 2009.
Seu romance CABINE 33 foi indicado e adotado em dois vestibulares da Faculdade de Administração de Santo Antônio do Monte (FASAM).
Detentor da Medalha Centenário do Governador José de Magalhães Pinto (2009) . É cidadão honorário de Contagem e dá nome à biblioteca do Instituto Maria Angélica (IMAC) e à biblioteca comunitária do Bairro Flávio de Oliveira, em Santo Antônio do Monte.


LIVROS PUBLICADOS:
Ventre do Mundo

Leite e Lua

Cio de Vento

Aroma de Mãe

Pelas Partes Femininas

O Contador de Formigas (1ª e 2ª edições)

O Ser Poetizado

O Menino dos Olhos Maduros

Virgem Santa sem Cabeça

Cabine 33

Lógica das Borboletas

Jardim de Corpos

Obra Infantil Duducha e o CD de Mortadela.







COPO DE CAMPARI
Carlos Lúcio Gontijo


Sinto falta dos amigos distantes
Que na luta da vida se perderam
Ou antes se acharam em alguma morte
Feito mãe prepara leito de filho
Com o brilho da esperança nos olhos
Arrumo a casa, preparo a sala
Receberia com gala qualquer pessoa
Mas não soa a campainha
O silêncio me ensurdece
Derrete o gelo no copo de “campari”
Em mim o apelo de prece
Tanto zelo pra terminar assim
Sem alguém que me ampare
Ciente de que a carne é mero revestimento
Breve encantamento do espírito em solidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário