quarta-feira, 10 de março de 2010

ALB-MARIANA APRESENTA: Affonso Augusto Moreira Penna (Affonso Penna Bisneto)


Affonso Augusto Moreira Penna



AFFONSO AUGUSTO MOREIRA PENNA (Affonso Penna Bisneto)
MEMBRO HONORÁRIO – Representando o Município de São Paulo e o Estado de São Paulo

Affonso Augusto Moreira Penna nasceu no Rio de Janeiro- RJ no dia 28 de agosto de 1934. Filho de Helvécio Augusto Moreira Penna e Maria Ignez Moreira Penna. Bisneto do Ex-Presidente da República, Affonso Penna, o primeiro mineiro a exercer a Suprema Magistratura da Nação. Diplomado como Engenheiro Civil, com aperfeiçoamento em Estradas de Rodagem e Ferrovias, pela antiga Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil – Largo de São Francisco – Rio de Janeiro / RJ. Orador da turma na colação de grau na Congregação da Escola no ano de 1957. Em 1955 foi nomeado, pelo Presidente Juscelino Kubitschek, para o posto de Segundo Tenente da Reserva da Marinha na turma Greenhalgh do Corpo da Armada, graduado pelo CIORM – Centro de Instrução para Oficiais da Reserva da Marinha – Ilha das Enxadas – Baía da Guanabara – Rio de Janeiro / RJ.

1957 – Estagiário de engenharia na antiga Estrada de Ferro Central do Brasil.
1958 a 1968 – Vários cargos de chefia na CSN – Companhia Siderúrgica Nacional – Volta Redonda / RJ.
1966 a 1968 – Fundador e Diretor do Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda.
1968 a 1970 – Fundador, Sócio e Diretor da PLADIN Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda. - Volta Redonda / RJ.
1968 a 1974 – Superintendente Administrativo-Financeiro da Usina Siderúrgica da Bahia S.A. – USIBA, hoje do grupo Gerdau.
1975 – Gerente do Escritório da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, em Belo Horizonte / MG.
1976 a 1982 – Diretor Comercial e Presidente da FEM – Fábrica de Estruturas Metálicas S.A. (subsidiária da CSN).
1980 a 1982 – Vice-Presidente da ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica.
1982 a 1988 – Diretor de empresas do grupo ENGESA – SP.
1988 – Eleito Diretor da COSIPA, mas se licenciou do cargo.
1989 a 1999 – Sócio e Diretor da UNIMEX Comercial Exportadora Ltda. – São Paulo / SP.
1999 a 2008 – Sócio e Diretor da AFFONSO PENNA Comercial Exportadora Ltda – Cotia / SP.
2008 a ... – Consultor de Comércio Exterior – São Paulo / SP.

ARTIGOS PUBLICADOS

01-O Presidente Mato-Dentrense e o Trem – Veículo: O Trem Itabirano – Itabira – MG – julho-2008.
02-O Governador Affonso Penna e a Imigração Japonesa – Veículo : Nippo-Brasil (Jornal e Sítio da Internet) – Outubro – 2008
03-O Presidente Mato-Dentrense e o Trem – Veículo: O Trem Itabirano – Itabira – MG – janeiro-2009.
04-Alguns dados biográficos relevantes do Conselheiro e Ministro do Império / Presidente do Estado de Minas Gerais / Vice-Presidente e Presidente da República Affonso Penna: Jornal Aldrava Cultural (Site) 2009.
05-Presidente Affonso Penna, um Tico-Tico do Império à República – Veículo: Voz Acadêmica / Centro Acadêmico Affonso Penna da Faculdade de Direito – UFMG – 2008.
06-Centenário da Imigração Japonesa/Depoimento – Veículo: Nippo-Brasil (jornal e sítio da internet) – Fevereiro – 2008.
07-Comemoração do Centenário da Eleição e Posse do Presidente Affonso Penna – Veículo: Revista da Faculdade de Direito – USP- 2006 – Volume 101.


IDIOMAS

Francês, inglês e espanhol

TÍTULOS RECEBIDOS
1978 - Título de Cidadão Honorário de Paraíba do Sul / RJ.
2006 - Título de Cidadão Honorário da cidade de Santa Bárbara.
2009 - Medalha do Mérito Affonso Penna – Santa Bárbara – Por ocasião das comemorações do Centenário da eleição e posse do Presidente Affonso Penna.
2009 - Medalha de Mérito Cultural do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais.



TRABALHOS EXECUTADOS EM PROL DA CULTURA EM MINAS GERAIS
Principal responsável da família do Presidente Affonso Penna, ao lado da Prefeitura de Santa Bárbara, da Associação dos Amigos de Santa Bárbara, do IAMG – Instituto dos Advogados de Minas Gerais e de outras instituições mineiras, pelos serviços de: implantação do Memorial Affonso Penna na casa em que o Conselheiro nasceu, em Santa Bárbara / MG; transladação do mausoléu de Affonso Penna, do cemitério de S.João Batista – Rio de Janeiro / RJ para o pátio do Memorial Affonso Penna em Santa Bárbara / MG.
Principal responsável por amealhar objetos, fotos e documentos históricos, relativos ao Presidente Affonso Penna, para o acervo do Memorial, em Santa Bárbara / MG.




O Presidente Mato-Dentrense e o Trem –
Texto fragmentado do Jornal - O Trem Itabirano – Itabira – MG – julho-2008.

Por: Affonso Augusto Moreira Penna - Bisneto do Presidente Affonso Penna

O Conselheiro Affonso Penna (1847-1909) era um mineiro muito esperto. Aliás, para lidar com “raposas” da política, como o famigerado general Pinheiro Machado, era necessário sê-lo. Seguem alguns exemplos da esperteza do Presidente.

Sendo Presidente do Estado de Minas Gerais, escolheu os integrantes da comissão que estou a nova localização da capital. Eram quatro opções: Barbacena, Juiz de Fora, uma região próxima de São João del Rei e a antiga Curral del Rei, atual Belo Horizonte.
Pensou e acertou: “Se eu escolher um mineiro para a comissão, ele vai puxar a brasa para sua sardinha, ou seja, procurar argumentos falsos para localizar a capital na sua cidade ou próximo a ela, pois haverá valorização imobiliária”. Pois bem, escolheu um nortista de grande envergadura – o engenheiro Aarão Reis – para presidir a comissão e nenhum dos membros (médicos higienista e epidemiologista, engenheiros, entre outros) era mineiro. (...)

Outra demonstração, já como Presidente da República: como percebeu que os portugueses, como seu pai, se dedicavam somente à mineração, à criação de gado e ao comércio, promoveu e autorizou a imigração de europeus e japoneses para desenvolver a agricultura e a indústria.
Mais uma: quando escolheu, para Ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas o engenheiro Miguel Calmon Du Pin e Almeida, então com 27 anos de idade, a bancada baiana no Congresso Nacional rejeitou a escolha em princípio. (...)... Escolheu Miguel Calmon tão jovem porque ele fora excelente Secretário de Governo no Estado da Bahia. (...) o primeiro brasileiro, com cerca de 25 anos, a fazer experiências com o álcool como combustível para motores a explosão.
Sob a batuta de Miguel Calmon, a malha ferroviária brasileira teve magnífica expansão, as conexões telegráficas de multiplicaram, usinas hidroelétricas foram estabelecidas e muitas obras de infra-estrutura”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário