terça-feira, 16 de março de 2010

ALB-Mariana apresenta: ZILDA PIRES

Zilda Pires

ALB-MARIANA APRESENTA : ZILDA PIRES DA SILVA TEIXEIRA
REPRESENTANDO O MUNICÍPIO DE RIO VERDE E O ESTADO DE GÓIAS.


Zilda Pires da Silva Teixeira, natural de Rio Verde-GO. Atua na Educação desde 1968. Pesquisadora, historiadora, escritora e pedagoga, professora aposentada pela Secretaria Estadual de Educação e Universidade de Rio Verde Fesurv, formada em Estudos Sociais, História e Pedagogia; com habilitação em Administração e Supervisão Escolar. É pós-graduada em História e Supervisão Escolar. Membro da Academia Rio-verdense de Letras, Artes e Ofícios, a qual presidiu de março de 2001 a dezembro de 2007. Integrou o Conselho Municipal de Ciências, Tecnologia, Cultura e Turismo de Rio Verde GO. Membro Titular da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias RJ. Membro da Academia de Letras Rio - Cidade Maravilhosa RJ e da Academia Pan-Americana de Letras e Artes. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de GO. Membro do Clube dos Escritores de Piracicaba SP. Membro Representante Distrital do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (InBrasCI) em Góias (Fundadora e 1ª Governadora do InBrasCI-GO. Membro da União Brasileira de Escritores SP.
Idealizou e coordenou Rio Verde Nossa História em Evidência de 2002 a 2007. Coordenadora e Relações Públicas da Revista Ensino Educação – Universidade de Rio Verde - GO,de 1999 a 2001, com artigos publicados em todas as edições.Participou do 6º Encontro Internacional Literário em Montevidéu Uruguai. Lançou o livro O Bóia- Fria- Reflexão Histórica e Social do Brasil Agrário e fez parte da mesa redonda com Ph.D Martha Zbaleta (Londres – UK) Escreve para várias revistas, antologias e jornais.
Algumas Condecorações:
Diplomas, Medalhas, Troféus, Homenagens de Honra ao Mérito, Títulos de Mulher do Ano, Títulos Mulher em Ação, Comenda César da Cunha Bastos e Memorial Histórico 150 anos de Rio Verde GO e outros.

Livros publicados:
O Bóia-Fria-Reflexão Histórica e Social do Brasil Agrário(1ª ed.esgotada), e 2ª ed. Atualizada.
Rio Verde- Relato Histórico 1ª e 2ª ed. Esgotadas.
Rio Verde Sesquicentenário esgotado.
Rio Verde Pioneira e Progressista- Decolagem para o Desenvolvimento .
Das Janelas da Roça às Portas do Mundo,
A Natureza Chora. (Infanto-Juvenil)
O Amor e a Flor. (Infanto-Juvenil).

SOBRE O LIVRO A NATUREZA CHORA: “Vocês vão apreciar uma linda história sobre o Meio Ambiente. A professora Zilda Pires retrata com maestria as histórias de tradição oral, usando uma temática contemporânea: o desmatamento, a natureza, o meio ambiente, a consciência humana. É possível falar das asperezas da vida e do convívio do ser humano com o planeta, o questionamento das aparências com qualidade e no sentido de desfazer clichês, as metáforas, o simbolismo hermético, para resultar a PALAVRA. As obras poéticas de nossos grandes escritores, cito Cecília Meireles e Henriqueta Lisboa, como as mais indicadas poesias para a infância, justamente pelo fato de não escreverem especificamente para crianças; respeito à infância, oferecendo-lhe a possibilidade de combinar sons e imagens, satisfazendo seu gosto pela criatividade, experimentação lingüística e reelaboração do real. O assunto ilustração no livro tem sido bastante questionado nos últimos anos segundo Neusa Sorrenti, em A Poesia vai à Escola. A imagem não se restringe à função de traduzir o texto; ela ilumina novas percepções de leitura. As ilustrações não devem tomar o texto ao pé da letra e sim que os desenhos sejam somados ao texto por meio do diálogo texto/ilustrador. A ilustração deixaria de ser um mero ornamento gráfico para ser um fator de ampliação do elenco de significação do texto. O trabalho da Professora Zilda, deixa com que o leitor complete-os com sua experiência e individualidade. (Andreia Donadon Leal)

***
DO LIVRO O AMOR E A FLOR DE ZILDA PIRES

História Infanto-Juvenil

“... Num lar onde não existe amor, tudo fica triste e feio; parece não ter vida!
Pensem num jardim, onde as plantas não recebem os devidos cuidados. São poucas folhas verdes, apenas algumas flores e não tão belas.
Todos os seres vivos precisam ser tratados com carinho, dedicação e amor. Uma planta também precisa destes mesmos cuidados para que cresça saudável e lindas flores floresçam.
Em uma família unida que há respeito, carinho e amor existe mais beleza do que numa linda flor. Papai, mamãe e filhos sempre estão unidos, amorosos e felizes.
Na escola, também precisa reinar amor, respeito, carinho e responsabilidade para construir uma sociedade em harmonia. É como um jardim bem cuidado: professores, alunos e colaboradores, todos alegres e prazerosos.
Não queremos que o nosso lar e a nossa escola sejam flores murchas.
Então, como queremos que sejam estes jardins de nossas vidas?
A flor, não fala, mas precisa de carinho, amor e cuidados especiais. E o ser humano que fala, chora, ri e grita, para expressar seus sentimentos, precisa mais do que nunca é de muito AMOR...
O amor é como uma flor. Deve ser bem cuidado, cultivado e bem distribuído.

Um comentário:

  1. Nossa, tudo muito bom por aqui. Parabens. Indicarei nas minhas páginas.
    Beijabrações
    www.luizalbertomachado.com.br

    ResponderExcluir