sexta-feira, 16 de abril de 2010

A ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL DE MARIANA RECEBE ESCRITORES E JORNALISTAS DO ACRE

J.S.Ferreira, Hebe Rôla, José Simplício, Andreia Leal, Mauro Modesto, Donadon-Leal


Apresentação da Academia Infanto-Juvenil de Letras de Mariana


Pronunciamento e Declamação de Mauro Modesto


Donadon-Leal, Hebe Rôla, Flávio, Amadeu Silva e Andreia Donadon


Plateia


Pronunciamento e bate papo com José Simplício


Donadon-Leal e José Simplício


Acadêmica Mirim declama poesia de Mauro Modesto

A ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL DE MARIANA RECEBE ESCRITORES E JORNALISTAS DO ACRE

A ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-MARIANA, O INSTITUTO BRASILEIRO DE CULTURAS INTERNACIONAIS-MG E O JORNAL ALDRAVA CULTURAL receberam no dia 16 de abril de 2010, na Sede da Sociedade Musical União XV de Novembro em Mariana, os Escritores e Jornalistas do Acre, José Simplício da Costa e Mauro Modesto, para um bate papo sobre a atividade jornalística e a produção poética no Estado. A reunião da academia contou com participação especial de alunos do Curso de Comunicação Social - Jornalismo - da Universidade Federal de Ouro Preto e de Membros da Academia Infanto-Juvenil de Letras, Ciências e Artes de Mariana. A cerimônia da Academia de Letras do Brasil de Mariana e do InBrasCI-MG homenageou o Presidente da Sociedade Musical União XV de Novembro, Amadeu da Silva, pela relevante atuação no campo cultural de Mariana e de Minas Gerais, e a Banda União XV de Novembro pelos 109 anos de atuação no campo cultural de Mariana e de Minas Gerais com a Medalha e o Diploma de Mérito Cultural do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais - MG.
A Academia de Letras do Brasil-Mariana outorgou o Título de Membro Honorário ao Jornalista José Simplício da Costa pela valiosa contribuição ao desenvolvimento jornalístico e cultural do país. O Presidente da Academia de Letras e Artes de Xapuri, Mauro Modesto, outorgou também os Títulos de Membros Honorários à Andreia Donadon Leal (Membro Honorário da Academia de Letras e Artes de Brasileia-Acre); à Hebe Maria Rôla Santos (Membro Honorário da Academia de Letras e Artes de Plácido de Castro-Acre); a Gabriel Bicalho (Membro Honorário da Academia de Letras e Artes de Xapuri-Acre); a J.S.Ferreira (Membro Honorário da Academia de Letras e Artes de Plácido de Castro-Acre); a J.B.Donadon-Leal (Membro Honorário da Academia de Letras e Artes de Xapuri-Acre) e Mérito Cultural da Academia de Jornalistas e de Letras do Estado do Acre ao Jornal Aldrava Cultural pelos 10 anos.
No final da cerimônia o jornalista e escritor Mauro Modesto lançou e doou aos presentes seu novo livro de poesia "Do Outro Lado do Monte".


MAURO MODESTO - Natural de Sena Madureira – Acre. Economista, jornalista, escritor e poeta. Publicou as seguintes obras: Desencontro – Poesias e Crônicas – 1983; Por Quê? – Poesias e Crônicas – 1985; Toda Saudade Tem Um Nome – Poesias e Poemas – 1990; Respingo de Paixão e de Saudade – Poesias – 1998; Pedaços de Amor e de Saudade – Poesias – 2000; Neblina de Saudade – Poesias – 2004; Dicionário de Termos Populares do Acre – Pesquisa Lingüística – 2006; Do Outro Lado do Monte – Poesias – 2010. Presidente de Honra da Academia Brasileira de Meio Ambiente – Rio de Janeiro. Comendador da Ordem da Seringueira – Prefeitura Municipal de Rio Branco – Acre. Governador do Instituto Brasileiro das Culturas Internacionais – Representação Distrital no Estado do Acre. Patrono da cadeira nº 02 -Academia de Letras e Artes de Brasileia – Acre. Patrono da cadeira nº 0l - Academia de Letras e Artes de Plácido de Castro – Acre. ACADEMIAS E ENTIDADES CULTURAIS FUNDADAS: Academia de Letras e Artes de Paranapuã – Rio de Janeiro; Casa do Poeta Brasileiro – Seção Acre - Rio Branco – Acre; Casa do Poeta de Sena Madureira – Acre; Casa do Poeta de Tarauacá – Acre; Fundação Municipal de Cultura e Desporto – atual Fundação “Garibaldi Brasil” – Rio Branco – Acre; Fundação Municipal de Cultura e Desporto – Sena Madureira – Acre; Academia de Letras e Artes de Sena Madureira – Acre; Academia de Letras e Artes de Xapuri – Acre; Academia de Letras e Artes de Brasileia – Acre; Academia de Letras e Artes do Quinari – Senador Guiomard dos Santos – Acre; Academia de Letras e Artes de Plácido de Castro – Acre; Academia de Jornalistas e de Letras do Estado do Acre; Academia dos Poetas Acreanos.

JOSÉ SIMPLÍCIO DA COSTA – Cearense – Jornalista e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre. Radio jornalista, Relações Públicas, Membro Fundador da Academia de Jornalismo e de Letras do Acre. Presidente da Academia de Jornalistas e de Letras do Estado do Acre. Membro Fundador da Academia dos Poetas Acreanos. Participou de diversos cursos e estágios na área de Jornalismo: Radio Nacional de Brasília; Radio Nacional do Rio de Janeiro; Rádio Ipanema do Rio de Janeiro; Agência Nacional - RJ; TV Amazonas – AM; TV Nacional – BRS; RADIOBRAS – BRS; TV Globo –RJ. Exerceu os seguintes cargos e funções: Diretor da Associação Acreana de Imprensa – 1973; Vice- Pres. da Associação Profissional dos Jornalistas do Acre – 1974; Presidente da Associação Atlética da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Acre- 1975; Presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Acre – 1976/77; Diretor do Depto. Comercial da Rádio Novo Andirá (Ac) 1976; Diretor Geral da Rádio Difusora Acreana -1977/78; Chefe de Gabinete da Assessoria de Comunicação Social do Governo do Acre- 1979/83; Assessor de Com. Social do Banco Nacional de Habitação – 1984/87; Diretor de Jornalismo da Rede Amazônica de Televisão- 1987/88;; Diretor Administrativo Financeiro da Empresa Municipal -de Rio Branco – 1990/92; Secretario de Estado de Administração do Acre -1992/94; Editor-Produtor da Radio Difusora Acre/Sistema Público de Comunicação do Governo do Acre-2002 até o presente momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário