quarta-feira, 24 de novembro de 2010

POETAS MINEIROS ALDRAVISTAS TOMAM POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DA MANTIQUEIRA

POETAS MINEIROS ALDRAVISTAS TOMAM POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DA MANTIQUEIRA
( CNPJ - 02.082.694/0001-89)
UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL - Lei n° 2.267 de 16/10/1997)
Fundada em 1972


Posse na Academia de Letras da Mantiqueira


No dia 23 de novembro de 2010, os poetas aldravistas mineiros: Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira  e J.B.Donadon-Leal tomaram posse como Membros Correspondentes na ACADEMIA DE LETRAS DA MANTIQUEIRA (fundada em 1972), solenidade organizada pelo Presidente da Academia Conde Thiago de Menezes, em Juiz de Fora.
A escritora e artista plástica Andreia Donadon Leal tomou posse na cadeira de número 83, cujo  patrono é Manoel da Cunha; o poeta Gabriel Bicalho na cadeira de número 84, cujo patrono é José Maria de Araripe Macedo; o cronista J.S.Ferreira na cadeira de número 85, cujo patrono é Maximiano Mafra e o ensaísta J.B.Donadon-Leal na cadeira de n° 86, cujo patrono é Ângelo Mendes de Moraes.
A Academia de Letras da Mantiqueira é uma Associação Cultural de Arte e Letras das Águas, fundada em 15 de setembro de 1972, em Águas de Lindoia - no estado de São Paulo- Brasil.

Breve Histórico

Na Sexta-feira, 15 de setembro de 1972, a coluna do jornalista Tavares de Miranda, editada no Jornal "Folha de São Paulo" publicou a notícia da instalação de uma Academia de Letras em Itapira -São Paulo. Notícia essa, que teve a melhor repercussão entre os colegas da imprensa paulistana. Segunda informação do conhecido colunista social, a agremiação charmar-se-ia "ACADEMIA DE LETRAS DA MANTIQUEIRA" e fariam parte da futura Arcádia os intelectuais da região de Itapira e de Águas de Lindoia, inclusive de cidades mineiras vizinhas.
Conforme Tavares de Miranda, a ideia foi lançada pela pintora e escritora dona JÚLIA LUIZ RUETE, hoje de saudosa memória, e pelo Sr. Arnaldo D'Ávila Florence, da cidade de Espírito Santo do Pinhal, durante a realização de um almoço no "Clube dos Estados", que na época era presidido por Fernandes Soares e do qual também tomaram parte a senhora Carmen Ruete de Oliveira e o "velho" jornalista Américo Bologna. De acordo com dona Júlia Luiz Ruete, estava naquela oportunidade uma excelente maneira para que Itapira promovesse com maior destaque os intelectuais Itapirenses e das cidades que circundavam o chão-berço do mais belo poema brasileiro: "Juca Mulato", de Menotti Del Picchia. Principalmente os literatos e artistas da região de Águas de Lindoia, onde a escritora e pintora possuia um apartamento e realizou na cidade sua grande exposição individual no "Vacance-Nova Lindoia Hotel, em 1984.
Desde junho de 1997, um grupo de intelectuais tem se reunido para manter vivo o ideal proposto pelos saudosos Dona Júlia Luiz Ruete e Arnaldo D'Ávila Florence: "ACADEMIA DE LETRAS DA MANTIQUEIRA", que foi reformulada e na data de 29 de março de 1999 acabou sendo finalmente fundada. Seus estatutos foram elaborados e encaminhados para o devido registro pelo Sr. Oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas de Amparo, outra cidade estância escolhida para sua área de abrangência assim como Águas de Lindoia, Serra Negra e Itapira. Seus objetivos principais, além de estabelecer um forte intercâmbio entre os literatos das cidades circunvizinhas e preservar a história de suas cidades são: promover concursos literários, organizar homenagens às grandes efemérides locais e estar sempre em parceria com eventos que beneficiam nossa cultura.
Em 1999, foi escolhida sua diretoria, que ficou constituída:
Presidente Comendador: Conde Thiago de Menezes
Presidente de Honra: Laudo Natel - Ex-Governador do Estado de São Paulo
Vice-Presidente: Professora Míriam Ap. Tozzi Bernadino
Secretário-Geral: Gustavo Guerra.
Sua instalação foi em sessão solene na Câmara Municipal de Estância de Águas de Lindoia, sob os auspícios da Associação Cultural "Arte das Águas".

 Acadêmico J.S.Ferreira recebe Diploma Membro Correspondente das mãos do Presidente Thiago de Menezes
 Acadêmico Gabriel Bicalho recebe Diploma Membro Correspondente das mãos do Presidente Thiago de Menezes


Acadêmica Andreia Donadon Leal recebe Diploma Membro Correspondente das mãos do Presidente Thiago de Menezes


Acadêmico J.B.Donadon-Leal recebe Diploma Membro Correspondente das mãos do Presidente Thiago de Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário