quarta-feira, 22 de abril de 2009

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-MARIANA-APRESENTA: CACÁ DRUMMOND

Tela de Cacá Drummond

Tela de Cacá Drummond

Cacá Drummond
Patrono: Amílcar de Castro

CACÁ DRUMMOND é arquiteta, artista plástica e escritora. A arte faz parte de sua vida desde os sete anos de idade, quando deu início as suas primeiras experiências com pintura e modelagem em papel machê. Aos doze anos de idade, montou seu primeiro atelier fazendo e comercializando, além da pintura e da escultura, artesanato, atividade que persistiu até seu ingresso à escola de arquitetura das Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix, onde se formou.
Complementou matérias para os cursos de decoração - FUMA, engenharia civil:PUC –MG e Artes Plásticas: Escola Guignard.Fez especialização em Escultura, Arteterapia, Restauração de Obra de Arte. Estudou piano, inglês e italiano. Fez curso de Relações Humanas pelo Dale Carnegie Course e curso de Educação Patrimonial pela Fundação Boa Esperança.
Fez pós graduação em Gestão de Patrimônio Histórico com ênfase em Turismo pelo CEPEMG– Newtom Paiva – Colégio Providência, pós graduação em Jornalismo Político pela Universidade Gama Filho e faz pós graduação em Arteterapia pela Integrarte – Faculdade Vicentina de Curitiba.
Foi diretora de Promoções e Eventos do Sindicato de Artistas Plásticos de Minas Gerais. Atua como cenógrafa em Belo Horizonte, Mariana e Ouro Preto.
Ministrou, durante anos, vários cursos em seu atelier e em centros culturais de Minas e de São Paulo, ensinando os princípios básicos de arte –terapia.
Como artista plástica, trabalha com pintura abstrata - acrílica sobre tela - e esculturas inspiradas em conceitos da arquitetura, utilizando madeira e vidro ou madeira e aço, tendo feito várias exposições de seu trabalho e participado de alguns salões, inclusive em AABB ,quando ganhou o primeiro prêmio, sendo que entre os jurados estavam Mari’Stela Tristão e Inimá de Paula.
Participou do Salão do Festival de Inverno Ouro Preto- Mariana 2006 em homenagem à Olímpia Cota, com poema de sua autoria e tela pintada em homenagem à grande figura folclórica de Mariana e Ouro Preto. Publicou livros, dentre eles o de poesias denominado “Sem Reservas” – 2003 – Edição Independente – lançado na Semana de Letras da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto ) e no Programa “Ao Vivo” da TV Uni BH Inconfidentes. Em abril de 2008 lançou seu primeiro conto: “Medicina: alternativa $”, em uma coletânea da Editora Guemanisse – RJ.
Realiza, desde 2004 em Mariana, o Happy Hour do Atelier Cacá Drummond”, evento que passou recentemente por um desdobramento que resultou no Encontro das Artes e no Encontro Secreto, ambos com a mesma finalidade do Happy Hour, de divulgar a arte regional, contando sempre com amplo apoio da imprensa.
Em Mariana assina a coluna “ Cacá Drummond entrevista “ do Jornal Aldrava . Em Ouro Preto colabora com alguns jornais e com a Rádio Itatiaia Ouro Preto.
Em 2008 desenvolveu um trabalho de artes plásticas inspirado em Mestre Ataíde, artista marianense do período barroco, trabalho este divulgado em exposição no festival de Inverno Ouro Preto Mariana e posteriormente no Centro Cultural da FIEMG / Ouro Preto.
Lançará mais dois livros de sua autoria, provavelmente em maio de 2009, sendo um a retrospectiva de seu trabalho e o outro mais uma coletânea de poesias.


LOUCURA


Loucura do começo.
Começo da loucura.
Princípio da loucura.
Loucura!
Procura!
Loucura do meio.
Procura do fim.
Meio da loucura.
Loucura!
Procura!

Loucura da metade.
Loucura da procura.
Metade da loucura.
Loucura!
Procura!

Loucura da loucura.
Loucura do fim?
Loucura sem fim!
Cacá Drummond -
20
02

Nenhum comentário:

Postar um comentário