quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-MARIANA apresenta - ANÍBAL ALBUQUERQUE

Aníbal Albuquerque

CADEIRA 14 - ANÍBAL ALBUQUERQUE


NOME DO PATRONO: CÍCERO BRAZ ACAIABA VIEIRA


ANÍBAL ALBUQUERQUE é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, ingressou, por concurso, no Magistério do Exército. Engenheiro civil e graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduado em Literatura Brasileira, pela PUC-MG. Mestre em Literaturas de Expressão Portuguesa, pela mesma universidade católica mineira. Professor universitário, editor, poeta, contista, cronista, ensaísta, romancista e tradutor. É membro efetivo da Academia Tricordiana de Letras e Artes e da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências. Pertence à União Brasileira de Escritores e à Arcádia Brasílica de Artes e Ciências Estéticas, do Rio de Janeiro. É Membro Honorário da Academia de Letras e Ciências de São Lourenço, da Academia Paraguaçuense de Letras e Membro Emérito da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete.

Condecorado com a “Medalha Cultural da Revista Brasília” (1994); com a “Medalha Jornalista E. D’Almeida Vítor”, (1995); com a “Medalha Olavo Bilac”, concedida pelo Cenáculo Brasileiro de Letras e Artes (1998). Recebeu a “Comenda do Colar do Mérito Literário”(1999); a “Láurea Lítero-Cultural Honoris Causa “Literata Neusa Judith”, em 2005, e a “Láurea Lítero-Cultural “Poeta Nelson Fachinelli”, em 2006, ambas concedidas pela Casa do Poeta Brasileiro “Benedito Rodrigues Nascimento”, com sede em Goiânia (GO), Medalha de Mérito Cultural do InBrasCI-MG em 2009, dentre outras.

Obteve inúmeros prêmios nacionais destacando-se: 1º lugar em contos no Concurso da SABS (Fortaleza-CE, 1955), 1º lugar no Conc. Nac. de Sonetos do Grêmio Literário Castro Alves, em Porto Alegre (1992); medalha de ouro, com "Solidão Urbana", entre 2.064 concorrentes, no III Conc. Nac. de Crônicas do Clube Literário Brasília (1994); 1º lugar, com o conto "Segredo", no Conc. Nacional de Contos e Poesia do Clube Soroptimista Intern. de S. Vicente (1994); 1º lugar em crônicas, com "O Sonho do Poeta", no Conc. de Contos, Crônicas e Poesia de 1994, promovido pela Pref. Mun. de Santana do Parnaíba (SP); 1º lugar no Conc. de Poesia de Exaltação ao Nordeste (Associação Niteroiense de Escritores, 1994), conquistando o "Prêmio Rubens Falcão", com "Nordeste"; 1º lugar no Conc. Nac. de Contos, (Associação Paraense de Escritores, Belém-PA), com "Universo Destruído" (1995); 1º lugar, com o mesmo texto, no VII Conc. de Contos José Cândido de Carvalho, promovido pela Fund. Cultural Jornalista Oswaldo Lima, em Campos dos Goitacazes-RJ (1995); 1º lugar com o conto “A Francesinha”, no Concurso Felippe d’Oliveira, (Sec. Mun. de Cultura de Santa Maria-RS, 1996); foi o vencedor do Prêmio Godofredo Rangel, em Três Corações (1997), com o conto “Delírio ou Promessa?”; Vencedor do Concurso de Contos Euclides da Cunha (Arcádia Brasílica de Artes e Ciências Estéticas, Rio de Janeiro. 1998); conquistou o “Prêmio Literário Cidade de Conselheiro Lafaiete”, em 1998, com a novela, então inédita, Fazenda Paraíso, em concurso nacional promovido pela ACLCL; com o conto “Luana”, foi o vencedor do Concurso Permanente Cyro dos Anjos, promovido pela Academia Montesclarense de Letras, em 2002. Em 2006, em concurso internacional, promovido pela Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, foi vencedor do “Prêmio Cidade de Conselheiro Lafaiete”, na categoria romance, com “Manoel Alencar, amores e dores”.

LIVROS PUBLICADOS:
Individuais:
Poesia: Mineiras emoções (Varginha ¾ MG, ALBA, 1993, il.)
Infantil: Letícia e seus amigos (Varginha ¾ MG: ALBA, 1994, il.)
Crônica: De PC a Senna, dos 7 anões ao real (São Paulo: Scortecci, 1994), lançado na XIII Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, em agosto de 1994.
Romance: Atalaia, fragmentos de vida (São Paulo: Scortecci,1996, 124 p.),lançado na XIV Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, a 24 de agosto de 1996.
Reportagem: O E.T. de Varginha, sua verdadeira história (Varginha ¾ MG, ALBA,1996, 80p.) 4ª ed. 2006.
Ficção: A Viúva e outras estórias (Varginha ¾ MG: ALBA, 1997, il.) 2ª ed. 1999.
Ensaio: Um passeio pela obra de Cícero Acaiaba, talento esquecido (Varginha ¾ MG: ALBA/ Fund. Cultural do Mun. de Varginha, 2001)
Novela: Fazenda Paraíso (Varginha ¾ MG: ALBA/ Fund. Cultural de Varginha, 2006)



SE EU FOSSE PODEROSO

Aníbal Albuquerque

Se eu fosse poderoso o suficiente,
com força pra mudar o céu e a Terra,
só haveria o verde em toda serra,
água pura no rio eternamente.

Se eu fosse poderoso o suficiente,
capaz de decidir os rumos do Homem,
não haveria dor, nem tanta fome,
só haveria Paz pra toda gente.



Se eu fosse poderoso realmente,
não haveria o pobre, nem o rico;
todos teriam dons e inteligência;

não haveria pressa; calmamente,
eu tangeria rindo meu burrico;
só haveria Amor, sem continência.

(Solução de uma prova no Curso de Letras,
no Instituto de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, em 1988)

Publicado na Primeira antologia poética de A FIGUEIRA,
Florianópolis, 1993, p. 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário