terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-MARIANA apresenta: MARIA GORETTI DE FREITAS OLIVEIRA

Maria Goretti de Freitas Oliveira




Cadeira n° 19: MARIA GORETTI DE FREITAS OLIVEIRA
PATRONA: Henriqueta Lisboa






GORETTI DE FREITAS, nome literário de Maria Goretti de Freitas Oliveira, pedagoga, formada pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE – MG.
Mineira de Inhapim, viveu alguns anos em Tarumirim-MG e, posteriormente, passou a residir em Ipatinga. Trabalhou na cidade vários anos na área da educação alfabetizando olhares, ouvidos, gargantas, jeitos, sentimentos, emoções, leituras... Tudo que fosse necessário para formação de leitores adultos e infantis.
Elaborou vários trabalhos técnicos como: artigos, relatórios, projetos, pesquisas monográficas, projetos político-pedagógicos entre outros. Participou de vários cursos de formação, dentre eles as Jornadas de Aperfeiçoamento da Língua Portuguesa e Letramento.
Possui poemas publicados em volumes da série POESIA DE BOLSO, através do Festival Estadual de Poesia, do CLESI – Clube dos Escritores de Ipatinga. Em 2006, recebeu Menção Honrosa no Concurso Estadual de Contos, também do CLESI, com o conto “A MOÇA RICA E O PÉ RAPADO”. É autora do livro CONTOS INTERIORAMOS, lançado em 2008 e NUM INSTANTE, UM HAICAI- Editora Aldrava Letras e Artes – realização : CLESI – 2009.
“Segundo o haicaísta e professor da UFOP, Dr. José Benedito Donadon Leal: Goretti de Freitas fez-se aluna exemplar dos ensinamentos de Bashô e buscou treinar os olhos para a fotografia das coisas visíveis e invisíveis, do presente e do ausente, do próximo e do distante. Seus olhos com recursos para produzir zoom captam:



ALÉM DO JARDIM
À BEIRA DO LAGO AZUL
VOO DE LIBÉLULA.



Ou no Haicai que chama também para esse universo harmônico um substrato do engenho humano, a bolha de sabão, mesmo que num lugar metafórico, de comparação:









COM A ALMA LEVE
TAL QUAL BOLHA DE SABÃO
VOA PASSARINHO.



***



BEM NO CORAÇÃO
BRILHA O METAL... UM PUNHAL...
AMOR OU PAIXÃO?



***



DO PONTO MAIS ALTO
DO MONTE, BEIJOS NA FRONTE
TUDO SOA FALSO.



***



SABOR DA ESTAÇÃO
CORDEL DO FOGO ENCANTADO
FESTIVAL DE INVERNO.

***



AMOR PRATICADO
NO CHÃO SUJO DO BARRACO

ÚLTIMA CARTADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário