domingo, 28 de fevereiro de 2010

Escritores Mineiros tomam Posse na ALB-MARIANA

Membros Efetivos da ALB-Mariana
Pronunciamento da Presidente Fundadora da ALB-Mariana, Andreia Donadon Leal

Entrega do Certificado de Agente de Leitura e da Paz - Embaixada Universal de Paz e Jornal Aldrava Cultural

Apresentação da Academia Infanto-Juvenil de Letras, Ciências e Artes de Mariana
"Entre Nessa Dança".

Acadêmico Anício Chaves entrega o Diploma de Mérito Acadêmico ao Presidente do Jornal Aldrava Cultural, Gabriel Bicalho

Acadêmica Angela Togeiro recebe o Título de Doutora Honoris Causa - Ph.I - Philósofo Imortal da Academia de Letras do Brasil - Título outorgado pelo Presidente Nacional, Dr. Mário Carabajal.

Acadêmica Hebe Maria Rôla Santos recebe o Título de Doutora Honoris Causa - Ph.I - Philósofo Imortal da Academia de Letras do Brasil - Título outorgado pelo Presidente Nacional, Dr. Mário Carabajal.
Auditório do ICSA - UFOP

Público presente

Acadêmico Nivaldo Resende recebe Diploma e Medalha da ALB-Mariana

Acadêmico Monsenhor Flávio Carneiro Rodrigues recebe Diploma e Medalha da ALB-Mariana

Acadêmica Maria Goretti de F. Oliveira recebe Diploma e Medalha da ALB-Mariana

Acadêmica Magna das Graças Campos recebe Diploma e Medalha da ALB-Mariana

Acadêmica Francirene Gripp de Oliveira recebe Diploma e Medalha da ALB-Mariana

Acadêmico Carlos Lúcio Gontijo recebe Diploma e Medalha da ALB-Mariana

Acadêmico Adalgimar Gomes Gonçalves recebe Diploma e Medalha da ALB-Mariana




ESCRITORES MINEIROS TOMAM POSSE NA ACADEMIA DE
LETRAS DO BRASIL-MARIANA-MG

A Academia de Letras do Brasil-Mariana-MG, realizou no dia 27 de fevereiro de 2010, às 16h, no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto, em Mariana-MG, a solenidade de posse de novos Membros Efetivos. A ALB-Mariana ainda outorgou o Título de Doutor Honoris Causa – Ph.I, da Universidade Livre da Sede Nacional da Academia de Letras do Brasil, às Acadêmicas Hebe Maria Rôla Santos e Angela Togeiro, pela produção intelectual e cultural de repercussões nacionais e internacionais. Na solenidade, a Academia de Letras do Brasil-Mariana outorgou o título de Mérito Acadêmico ao Jornal Aldrava Cultural, pelos 10 anos de produção e de divulgação de Literatura e Cultura para Todos. Além disso, a ALB-Mariana, a Embaixada Universal da Paz (Genebra) e o Projeto Vencedor do VivaLeitura – 2009, Poesia Viva: a poesia bate à sua porta laureou a Academia Infanto-Juvenil de Letras, Ciências e Artes de Mariana com a Medalha da ALB-Mariana e o Diploma de Agente da Leitura e da Paz. A solenidade foi abrilhantada com a apresentação musical dos Gaveteiros em Seresta, apresentação cultural e musical da Academia Infanto-Juvenil de Letras, Ciências e Artes de Mariana: “Entre Nessa Dança”, coordenação de Hebe Maria Rôla Santos. A solenidade contou com a presença da Presidente da União Brasileira de Trovadores – seção Belo Horizonte; do Presidente da Associação Mineira de Imprensa; do Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP; Representação da Academia Betinense de Letras; Representação da AFEMIL e da AMULMIG; da Diretora da Casa Museu Alphonsus de Guimaraens e da TV Unibh Inconfidentes.
A Cadeira de n°13, cujo patrono é Antônio Frederico de Castro Alves, foi ocupada pelo Literato, Poeta e Professor Adalgimar Gomes Gonçalves. A Cadeira n° 15, cujo patrono é Bueno de Rivera, foi ocupada pelo Jornalista e Escritor Carlos Lúcio Gontijo. A Cadeira n° 16, cujo patrono é Monteiro Lobato, foi ocupada pela Professora Universitária da PUC- Minas e Poeta Francirene Gripp de Oliveira. A Cadeira n° 17, cujo patrono é Ignácio Pitter- Pedro Inácio de Oliveira foi ocupada pelo Jornalista, Escritor e Presidente da Academia de Letras de Ipatinga Nivaldo Resende. A Cadeira n° 18, cuja patrona é Cora Coralina, foi ocupada pela Linguista, Poeta e Professora Universitária Magna das Graças Campos. A Cadeira n° 19, cuja patrona é Henriqueta Lisboa, foi ocupada pela Pedagoga, Contista e Haicaísta Maria Goretti de Freitas Oliveira. A Cadeira n° 20, cujo patrono é Dom Oscar de Oliveira, foi ocupada pelo Teólogo e Professor Monsenhor Flávio Carneiro Rodrigues.
A ALB-Mariana é uma Associação Literária sem fins lucrativos, com sede e foro na Primaz de Minas. Tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo às Letras e às Artes, funcionando de acordo com as normas estabelecidas no Regimento Interno da ALB-Mariana e no Estatuto Geral da Academia de Letras do Brasil, organização de caráter público e de nível nacional. A Diretoria da Academia de Letras do Brasil-Mariana é composta pela Presidente Fundadora Andreia Aparecida Silva Donadon Leal; pelo Presidente Executivo J.B.Donadon-Leal; pelo Vice-Presidente J.S.Ferreira; pelo Secretário-Geral Gabriel Bicalho e pela Promotora de Eventos Culturais Hebe Maria Rôla Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário